Semente de Girassol

Semente de GirassolOs campos onde ela é plantada são reconhecidos à distância devido ao amarelo vivo de sua flor. Mas não é só pela beleza que o girassol se tornou importante. Sua semente é rica em nutrientes e oferece bem-estar e saúde.

Origem - Arqueólogos afirmam que seu cultivo teve início no ano de 3.000 a.C., onde hoje se localizam os Estados do Arizona e do Novo México (EUA). No dia-a-dia, os indígenas da região aproveitavam praticamente todas as partes dessa flor. Das sementes, eles obtinham uma farinha rica em fibras e proteína e um óleo para tratar os cabelos, o caule fornecia fibras têxteis, as folhas eram utilizadas como alimento para os animais e de suas flores eles extraíam um tipo de corante.

Acredita-se que o girassol chegou na Europa no século XIV, levado pelos espanhóis para servir como planta ornamentária. Mas foi na Rússia, no século XVIII, que se popularizou devido à adaptabilidade e resistência ao clima temperado das estepes do leste europeu. A partir de 1830, o país começou a produzir o óleo de girassol em larga escala e hoje é o maior produtor mundial, à frente da Argentina e dos EUA. Suas plantações ocupam cerca de 20 milhões de hectares ao redor do mundo e suas flores ficam mais bonitas sob temperaturas entre 18 e 30°C.

Propriedades nutricionais - O óleo de girassol refinado vem ganhando a preferência dos consumidores graças aos baixos índices de gordura saturada, grande vilã das doenças cardíacas. Sem ser refinado, ele é utilizado na fabricação de sabonetes e velas. A semente contém gordura poliinsaturada (gordura de boa qualidade) vitaminas do complexo B, E, minerais, como fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio. Em 100 gramas são encontrados 30 gramas de fibras, 20 de proteínas e 120 mg de cálcio. Porém, além de muito nutritiva, a semente também é calórica: uma porção de 10 gramas contém 60 Kcal.

Propriedades medicinais - Na medicina natural, suas flores e folhas são usadas para acelerar o processo de cicatrização de feridas e machucados, além de combater doenças da garganta e pulmonares. As sementes, ricas em ômega-6 previnem problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla. Já o óleo do girassol é a base de uma terapia que promete aliviar dores de cabeça, bronquite, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos e renais.

Segundo o fitoterapeuta Luiz Carlos Costa Sequeira, que mantém um site a respeito de terapias alternativas (ahau.org), a terapia do óleo de girassol foi elaborada por um médico bacteriologista ucraniano, Dr. Karach, e divulgada em 1991. A técnica consiste em realizar bochechos, de 15 a 20 minutos, com o óleo vegetal obtido por meio de compressão a frio. "Ao colocarmos o óleo na boca ele é grosso, mas conforme vamos bochechando-o, ela vai se tornando cada vez mais fluído e branco. É nesse momento então, que devemos cuspi-lo", informa Sequeira, que recomenda o uso de no mínimo uma colher de chá e no máximo, uma colher de sopa, de preferência antes do café da manhã.

Curiosidades - Pertencente à família das Compostas (Asteráceas), o girassol possui 920 gêneros e mais de 19.000 espécies. Nos EUA, a flor é símbolo oficial do Kansas onde ela cobre grande parte das planícies do estado. Entre os incas, representava o terreno do sol e seu formato servia de modelo para as jóias de ouro confeccionadas por esse povo. Hoje, mais de 90% de sua produção mundial destinam-se à produção de óleo, somente 10% é utilizado como alimento.

Fonte: Revista dos Vegetarianos


Receitas relacionadas:

» Salada Italiana de Pão
» Abacate com Sementes de Girassol
» Abobrinha Recheada com Arroz Integral
» Salada de Tomate ao Alho
» Pão Enriquecido com Leguminosas e Sementes
» Cuscuz Marroquino com Amêndoas e Ervas
» Assado Vegetariano
» Suco Vivo ou Suco da Luz do Sol
» Pó Fortificante
» Carpaccio de Palmito Pupunha

4 comentários:

  1. Estou tentando seguir uma dieta vegetariana, mas por não existir a vitamina B12 nos vegetais, estou adicionando clara de ovo a minha alimentação, qualquer informação que você poder me dar sobre esta vitamina, ficarei grato, se for possível.

    ResponderExcluir
  2. Ola, meu nome é Bruna, sou aluna do curso de nutrição e estou fazendo um TCC sobre a semente de girassol.
    Para eu usar o que você escreveu aqui no blog, precisaria da edição e ano da Revista da qual foi tirada.
    Poderia me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bruna, essa matéria faz parte da Revista dos Vegetarianos, edição nº 6, ano 1. Sucesso com seu TCC... Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá,meu nome é Maisa, sou aluna do curso de Tecnologia em Alimentos, e estou fazendo meu tcc tbém sobre a semente de girassol,será que vc poderia me ajudar mandando algum material.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...