Médico nutrólogo explica nova forma de entender o vegetarianismo

Médico nutrólogo explica nova forma de entender o vegetarianismo
A mudança de consciência que inclui as questões ambientais e de saúde que estão ocorrendo no planeta já permite que quase 10% da população brasileira, segundo dados do Ibope, não coma nenhum tipo de carne.

Para o médico nutrólogo Eric Slywitch, especializado em dietas vegetarianas e autor de livros como “Alimentação Sem Carne” e “Virei Vegetariano e Agora?”, a tendência é que mais pessoas passem por essa transformação da consciência, por qualquer que seja o motivo.

A maior parte das pessoas ainda come derivados animais por uma questão cultural. Por mais que no passado a carne tenha sido importante para a sobrevivência da espécie, estamos em um momento de evolução da humanidade e do planeta que, segundo Slywitch, não comporta mais essa situação.

No Brasil, a tendência é crescente dessa nova corrente, assim como o interesse por alimentação saudável, onde o vegetarianismo se encaixa muito bem. O índice de vegetarianos parece pequeno se formos pensar em termos populacionais, já que somos mais de 190 milhões de habitantes no País. No entanto, já é expressivo para permitir que essa população seja incluída como detentora de direitos específicos.

A oferta cada vez maior de produtos próprios para vegetarianos na grande maioria dos supermercados também é sinal da existência de um público consumidor considerável. Hoje, muitos estudos já tratam a alimentação à base de vegetais como sinônimo de saúde. “Acredito que isso vá provocar um aumento expressivo no número de consumidores nos próximos anos”, diz Slywitch, que esteve em Rio Preto na semana passada e falou com exclusividade com o Saúde Sustentável.

Comparação e esclarecimento

- O déficit de vitamina B12 está presente em 40% da população da América Latina que consome carne. Na dieta vegetariana esse índice chega a 50%
- A vitamina é encontrada em carnes, queijos, ovos, leite, alimentos fortificados que existem no mercado e suplementos nutricionais
- Se você for tirar todos os derivados animais da alimentação, é interessante fazer a suplementação (que pode ser encontrada em qualquer farmácia) para garantir que não ficará com deficiências

Por Gisele Bortoleto

Fonte - Foto: Thomaz Vita Neto

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...