Vegetarianos poderiam comer carne criada em laboratório?

Vegetarianos poderiam comer carne criada em laboratório
O mundo poderia ter, este ano, o primeiro hambúrguer feito em laboratório, com cientistas que usam células-tronco para criar tiras de carne. Mas os vegetarianos poderiam comê-los?

Cientistas holandeses criaram pequenos pedaços de músculo bovino em laboratório. Essas “tiras” serão misturadas com sangue e artificialmente crescidas com gordura para produzir um hambúrguer.

As células-tronco usadas nesta experiência foram colhidas a partir de subprodutos de animais abatidos, mas no futuro, dizem os cientistas, poderiam ser retiradas a partir de um animal vivo através de biópsia.

Normalmente, a principal motivação para o vegetarianismo – além daqueles que o praticam por motivos religiosos – é sobre o bem-estar dos animais. O vegetariano típico renega a carne porque os animais são mortos para obtê-la.

Então, se a carne não vem de animais mortos, haveria um problema ético em comê-la se um dia estiver nas prateleiras dos supermercados?

Não é tão simples responder isso, diz o professor Andrew Linzey, diretor do Centro de Oxford para a Ética Animal. Ele diz que o hambúrguer, atualmente, não é considerado um substituto aceitável para os vegetarianos, mas já é um passo em frente.

“Carne sintética poderia ser um grande avanço moral. Não será apropriado para vegetarianos porque ainda tem origem na carne de subprodutos, mas sabendo que milhões de animais são abatidos para alimentar seres humanos todos os dias, é um passo em frente para um mundo menos violento”.

De acordo com a Sociedade Vegetariana, um vegetariano não come “nenhuma carne bovina, aves, caça, peixes, mariscos ou crustáceos, e os subprodutos do abate”.

A carne cultivada em laboratório até agora tem sido criada a partir de células-tronco retiradas de soro fetal bovino. Isto é geralmente um subproduto do abate, embora as células-tronco possam ser colhidas em volumes menores sem matar animais.

O professor Julian Savulescu diz que não importa como o produto é feito e “o fato de que a carne é feita a partir de subprodutos animais é moralmente irrelevante”.

“As pessoas que são vegetarianas por razões morais, meio ambiente, o tratamento concedido aos animais, têm uma obrigação moral de comer esta carne, porque vai contribuir para uma alternativa ética à carne convencional”, diz.

Para muitos vegetarianos, porém, trata-se de uma questão complicada. “Alguns estão interessados em experimentar o sabor e a textura da carne sem realmente prejudicar um animal, enquanto outros acham a ideia totalmente repugnante”, diz Su Taylor, da Sociedade Vegetariana.

Em 2009, uma pesquisa do Food Standards Agency’s Public Attitudes to Food do Reino Unido, que envolveu 3.219 adultos, verificou que 3% dos entrevistados eram “totalmente vegetarianos” e 5% eram “parcialmente vegetarianos (não comiam alguns tipos de peixe ou carne)”.

Só porque a carne tem sido cultivada artificialmente, não significa que é vegetariana, diz a Vegetarians International Voices for Animals (Viva). A Viva insiste que vegetarianismo e veganismo não são religiões que os indivíduos formam em suas próprias mentes.

“Mais de 950 milhões de animais terrestres mortos no Reino Unido a cada ano”, diz o porta-voz da Viva e gerente da campanha, Justin Kerswell. “E a grande maioria é criada em péssimas condições. Qualquer coisa que salve os animais do sofrimento é bem-vinda”.

Há uma discussão sobre se as pessoas que comem carne poderiam ser persuadidas a comer carne artificial, mas no momento o preço tende a ser proibitivo. O primeiro hambúrguer feito em laboratório possivelmente custará 200 libras esterlinas, ou cerca de R$ 540,00 para ser produzido.

Savulescu diz que a maioria das pessoas não vai desistir da carne, mas se houvesse uma alternativa saborosa, os comedores de carne convencionais poderiam mudar de ideia.

“Vegetarianos morais precisam promover, usar e consumir esta carne de tubo de ensaio”, disse Savulescu. “Então ela irá se tornar mais barata”.

A pesquisa sobre a carne artificial foi solicitada por preocupações em relação ao modo atual de produção de carne, insustentável a longo prazo.

Mas, para Kerswell, a pesquisa parece desnecessária, especialmente porque muitos vegetarianos acreditam que uma dieta de exclusão de carne é mais saudável.

“Por que crescer em uma placa de Petri ou comer a carne de um animal abatido quando fontes vegetais de proteína e substitutos de carne são cada vez mais comumente disponíveis e são melhores para a nossa saúde?”, disse.

Claro, há uma abundância de nutricionistas que falam sobre o valor de comer um pouco de carne. Dra. Elizabeth Weichselbaum, uma cientista de nutrição da Fundação Britânica de Nutrição, diz que a carne é uma fonte importante de uma série de nutrientes em nossa dieta, incluindo proteínas de alta qualidade, ferro, zinco, selênio, vitamina D e algumas vitaminas do complexo B.

“Ela pode fornecer uma contribuição importante para uma dieta saudável e equilibrada. Carne e outras fontes de proteína, incluindo ovos, feijões e nozes, devem ser consumidas em quantidades moderadas”, afirma.

Dessa forma, chefs vegetarianos poderiam ser persuadidos? Denis Cotter, que dirige um restaurante vegetariano em Cork, na Irlanda, diz que “após um instintivo estremecimento de repugnância”, ele pode ver os benefícios do hambúrguer, mas não será parte de seus menus.

“Pessoalmente, eu não gosto de comida sintética, e evito tudo o que é à base de soja, falso material de carne destinado a vegetarianos. Então, não, eu não estaria interessado em usá-lo, quer como um produto de restaurante ou no meu prato em casa. Mas eu gostaria de apoiá-lo como a melhor forma de produzir carne do que a queima de florestas tropicais e a ocupação de terras úteis”.

Fonte - Via ANDA - 28.02.2012

Você voltaria a comer carne, caso ela fosse criada em laboratório?
Responda nossa enquete no Facebook.

Notícia relacionada: Carne artificial pode começar a ser produzida ainda em 2012

6 comentários:

  1. nossa,desculpe mas fiquei com nojo disto!eu e' que nao vou comer isto!!

    ResponderExcluir
  2. Francamente, acho a idéia da carne sintética asquerosa. Definitivamente, não comeria.

    ResponderExcluir
  3. Fico com o comentário: "Por que crescer em uma placa de Petri ou comer a carne de um animal abatido quando fontes vegetais de proteína e substitutos de carne são cada vez mais comumente disponíveis e são melhores para a nossa saúde?” Além de que, o vegetarianismo não é, ou deveria ser, apenas uma dieta livre da carne, mas sim uma alternativa ao que está posto atualmente na sociedade, uma outra opção valorativa, em oposição aos valores de ordem econômica que marcam tão fortemente nossa vida coletiva. Dessa forma não faz sentido para mim comer carne feita em laboratório, este nem sequer é o ponto crucial da questão, o que realmente importa é mudar práticas e hábitos sacralizados, ir contra a corrente, com mais respeito pelo próximo, humano ou não humano, valor este tão esquecido atualmente.

    ResponderExcluir
  4. Acho uma ótima saída para quem não dispensa carne do cardápio, só pelo fato de diminuir a quantidade de animais mortos e a poluição já é um excelente negócio!
    Agora para quem já é vegetariano, e sabe que a carne não é um alimento tão saudável, não seria uma alternativa, eu pelo menos não teria interesse em comer. Mas como não dá para ser extremista em tudo, se conseguíssemos fazer as pessoas que comem carne optar por um meio menos desumano onde não precisasse matar os animais, por quê não? Que as pessoas não vão parar de comer carne de uma hora para outra é fato ( ainda mais o pessoal mais antigo) essa seria uma bela forma de agradar os dois lados;
    Quem sabe isso não faça com que o assunto “carne no cardápio” seja mais debatido e isso venha em um futuro mais próximo fazer com que tenhamos mais adeptos ao vegetarianismo?!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se lhe contaram, mas aí vai, somos onívoros e isso não é dito só pela maior parte da população consumir carne e vegetais, mas pelo nosso sistema digestório e a nossa arcada dentária.Com base naa arcada dentária e o sistema digestório, pode-se estabelecer uma escala que compara carnívoros, herbívoros e onívoros. É claro que existem limites para o seu consumo que muitas vezes não são respeitados. A carne em excesso faz mal, como também pouca carne faz mal. Devemos sim, reduzir o consumo de carne mas nunca pararmos. NÃO É MAIS SAUDÁVEL SER VEGETARIANO. E isso não deveria ser motivo para um individuo parar de comer carne. O ÚNICO MOTIVO PLAUSÍVEL PARA O VEGETARIANISMO E O VEGANISMO SÃO AS QUESTÕES FILOSÓFICAS E IDEOLÓGICAS, e deixo dito que não existem questões biológicas que justifiquem o vegetarianismo.
      Eu, herbívoro assumido, acho genial a ideia da carne sintética,O s únicos malefícios da carne são o sofrimento animal e a questão ambiental, e a tal carne sintética elimina os dois, e aliás, vocês veganos tomam vitaminas do complexo B sintéticas, por que não consumir proteínas e gorduras também sintéticas?

      Excluir
  5. De jeito nenhum eu voltaria a comer carne, só de pensar no sangue e na gordura já da nojo....

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...