Castanha-do-Pará

A castanha-do-pará é um daqueles alimentos indispensáveis na dieta vegetariana. Confira aqui tudo sobre essa poderosa oleaginosa

Nativa da Floresta Amazônica, a árvore da castanha-do-pará, chamada de castanheira, pertence à família botânica Lecythidaceae. A castanheira pode chegar a 50 metros de altura e sua copa apresentar circunferência de até 16,5 metros. É no fruto dessa gigantesca árvore que são encontradas as sementes, de casca bastante dura e rugosa, que protegem as castanhas. Esse fruto, que pesa cerca de 1,5 kg e tem dimensões próximas de um coco seco, abriga entre 10 e 25 sementes.

Propriedades nutricionais

A castanha-do-pará é uma fruta oleaginosa muito rica em gorduras e proteínas. Cada 100 gramas de castanha têm 640 Kcal, 13 g de carboidratos, 14 g de proteínas, 13 g de fibras e 64 g de gorduras totais (18 g de gorduras saturadas). Além disso, a castanha é rica em ácidos graxos essenciais ômega-6 e ômega-3 e contém selênio, sendo a principal fonte desse mineral, indispensável na dieta vegetariana.

Propriedades medicinais

Por ser rica em selênio, a castanha-do-pará melhora o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do hormônio ativo da tireoide e age como antioxidante, protegendo o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres. Uma única castanha contém a quantidade diária necessária de selênio para um adulto (55 mg)

Ecologia

Consumindo castanha-do-pará, você diretamente ajuda a preservar a Floresta Amazônica e as famílias da região que trabalham na extração da castanha. Para se ter uma ideia, um castanheiro (pessoa que faz a extração da castanha) chega a controlar uma área com cerca de 1.000 hectares de floresta primária. Essas áreas permanecerão protegidas enquanto houver a atividade de extração da castanha-do-pará.

Entretanto, milhares de castanheiras vêm sendo derrubadas para a exploração da sua madeira, que é extremamente valiosa, e para a atividade da pecuária.

Curiosidades

Por ser extremamente dura, a fruta da castanheira só pode ser aberta pela Cotia (Dasyprocta agouti), um roedor que vive na Floresta Amazônica. Diz-se que a cotia consegue ouvir a fruta da castanheira cair das árvores mesmo a longas distâncias. A cotia é capaz de espalhar sementes da castanheira a quilômetros de distância da árvore original e enterrar algumas para consumir futuramente. Algumas sementes enterradas, e que são esquecidas pela cotia, muitas vezes germinam dando origem a uma nova árvore.

A castanha-do-pará pode ser macerada obtendo-se um valioso óleo. Esse óleo, comestível e de altíssima qualidade, também pode ser utilizado na fabricação de produtos farmacêuticos e cosméticos.

A fruta da castanheira permanece na árvore durante 15 meses. Ao amadurecer, ela despenca do alto da castanheira e, por pesar cerca de 1,5 kg, muitas vezes chega a afundar no solo.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Receitas relacionadas:

» Rosca Salgada
» Brócolis com Castanha-do-Pará
» Salada de Inverno
» Leite de Castanha-do-Pará
» Couve-Flor ao Forno com Castanha-do-Pará
» Cookies de Okara
» Torrada Francesa
» Waffles de Aveia
» Suco Vivo ou Suco da Luz do Sol
» Mix de Castanha-do-Pará
» Bolinha de Amendoim
» Batatas ao Forno
» Granola Salgada
» Gorgonveg
» Canelone de "Ricota" de Castanhas
» Chantilly
» Molho Pesto de Hortelã
» Quiche de Tofu

Um comentário:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...