Escolas municipais de São Paulo terão cardápio vegetariano

Até 2012 todas as escolas já devem incorporar a novidade a merenda

Cardápio vegetariano nas escolas municipais de São PauloDesde o último dia 18, os mais de 626 mil alunos da rede municipal de São Paulo contam com uma novidade na hora da merenda. Receitas à base de soja serão servidas a cada 15 dias nas creches e escolas de São Paulo. A primeira receita do novo menu trouxe macarrão e escondidinho, ambos com proteína de soja, substituindo a carne.

As novas receitas foram previamente testadas pelo DME (Departamento de Merenda Escolar) da Secretaria Municipal de Educação, com alunos do Ensino Fundamental que responderam a uma pesquisa e aprovaram a iniciativa.

A proposta é do vereador Roberto Tripoli (PV), que vem discutindo a questão desde 2009. O vereador acha importante ensinar para as crianças e suas famílias que a alimentação pode ser saudável, sem envolver o consumo diário de carnes.

- A escola é um local fundamental para esse aprendizado.

Por enquanto o ingrediente usado nas receitas será a proteína texturizada de soja. A escolhida foi a soja, pois é formada por proteínas de alto valor biológico que podem substituir a proteína animal. Além disso, o alimento ainda é rico em ferro.

Inicialmente a soja será introduzida nas unidades que contratam empresas para fazer a merenda. Até o ano que vem a secretaria deve fazer uma licitação para a compra regular de proteína de soja. A partir daí todos os 1 milhão de estudantes que comem merenda nas escolas poderão desfrutar do novo cardápio.

As escolas foram comunicadas sobre a introdução e os benefícios do novo alimento, em outubro. Todos os cardápios são publicados mensalmente na internet e afixados nas escolas.

Fonte - Foto: Julia Chequer - 30.11.2011

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...