Licopeno - Abra os olhos para este grande aliado da saúde

Um nutriente presente em alguns alimentos capaz de combater o câncer de pulmão, próstata, trato digestivo e câncer de mama. Sabe qual é este grande super herói da alimentação? Ele se chama Licopeno

Licopeno - Abra os olhos para este grande aliado da saúde
O licopeno é um pigmento de origem vegetal, solúvel em lipídeos que contribui com a característica avermelhada de alguns alimentos, como nos tomates, melancias e em outras frutas e legumes. Pertencente a família dos carotenóides, o licopeno não é sintetizado pelo corpo humano, devendo ser consumido diariamente. O licopeno é um carotenóide de estrutura simples, com uma cadeia alifática formada por quarenta átomos de carbono. Altamente lipofílico, se caracteriza pela falta do anel cíclico tendo este um grande número de ligações duplas conjugadas.

Em nossa alimentação, conseguimos obter o licopeno basicamente através do consumo de tomate e seus derivados, como molhos, tomate seco, ketchup, macarrão ao molho vermelho e também na melancia. A concentração de licopeno tende a se aumentar conforme a maturação do tomate, podendo apresentar também grandes variações em função da variedade, condições da cultura, tipo de solo, clima e armazenamento. A biodisponibilidade do licopeno em nosso organismo depende da maneira como o consumimos. Estudos comprovaram que quando no intestino, o licopeno é mais absorvível quando submetido a alta temperatura e com a presença de lipídeos, como em molhos. Quebrando assim as paredes celulares tornando-o melhor absorvível.

Seus benefícios - O licopeno possui enorme capacidade antioxidante, protegendo as células humanas do estresse oxidativo, produzido pelos radicais livres, os grandes responsáveis também por doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce. Cada vez mais estudos comprovam seus benefícios. O consumo de alimentos fontes de licopeno esta altamente associado a redução da incidência de patologias cancerígenas, principalmente os canceres de pulmão, próstata, trato digestivo, câncer de mama, cardiovascular e envelhecimento precoce. Outros estudos descobriram a ação do licopeno sobre a redução dos níveis de colesterol sobre a forma de liproproteínas de baixa densidade (LDL).

Por Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica.

Fonte - Publicado em 11.02.2011

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...