Limão

Presente em sucos, doces, temperos e até medicamentos. Cada vez mais a medicina descobre e se beneficia das vantagens nutricionais deste fruto rico em vitamina C

Limão
O limão tem sua origem na Ásia - como a maioria dos frutos cítricos - entre a Índia e o Himalaia. Acredita-se que foi levado pelos Árabes para a Europa, chegando à Espanha no início da Idade Média.

Alguns afirmam que os gregos e romanos não conheciam o fruto. Entretanto, parece haver indícios de que os romanos já usavam o limão como medicamento antes deste chegar à Europa, com os árabes.

No auge das grandes navegações, no século XVI, chegou às Américas pelas mãos de portugueses e espanhóis. Tornou-se popular no Brasil quando o país foi atingido pela Gripe Espanhola, em 1918. Com a dificuldade de acesso a remédios, especialmente pela população carente, o limão era um recurso natural contra a gripe e por isso era vendido a preços altíssimos.

Nome

Esse fruto do limoeiro é chamado cientificamente de Citrus limon. Seu nome vem do persa limú ou laimún. A palavra latim citrus, embora englobe as plantas da família Rutácea - como laranja e lima - é também usada como sinônimo de limão. Pelo mundo, o nome do fruto aparece em muitas línguas como derivado da designação científica, com o lemon do inglês, limón ou citrón do espanhol, citron em francês e dinamarquês, limon em turco, limone em italiano, limona em esloveno, cytrina em polonês e zitrone em alemão.

Com cerca de 70 variedades, as mais conhecidas no Brasil, são o limão-galego, limão-cravo, limão-siciliano e limão-tahiti. Esse último é a espécie com maior valor comercial. Segundo a cientista Conceição Trucom, especialista no tema, o limão-tahiti é um fruto híbrido da lima da Pérsia com o limão-cravo, sem sementes. "Por ser um híbrido, muitos não consideram o limão-tahiti um limão, mas uma lima, tanto que em inglês esta variedade chama-se lime, enquanto o limão-siciliano é chamado lemon", explica.

Propriedades nutricionais

A nutricionista Natalia Chede avisa que por ser rico em vitamina C e ácido cítrico, o limão estimula a absorção do ferro não-heme pelo organismo, se consumido na mesma refeição. "Isso é especialmente interessante para os vegetarianos, que necessitam exclusivamente desse tipo de ferro para garantir seus níveis adequados no organismo", diz.

Ela acrescenta que o fruto ainda ajuda a estimular o sistema imunológico, e tem efeito bactericida e antibiótico. "Importante lembrar que a maior parte dessa vitamina encontra-se na casca, e não no suco do limão."

Propriedades medicinais

O limão pode trazer muitos benefícios à saúde. A nutricionista Natalia explica que há no fruto uma substância chamada d-limoneno, princípio ativo também presente em sua casca, que ajuda no combate à ansiedade, à depressão, ao câncer, além de dissolver cálculos renais e desentupir artérias. "Ele é também um poderoso desintoxicante e alcalinizante do organismo, além de ser rico em bioflavonóides, compostos com poderosa ação antioxidante", avisa Natalia.

Em seu site www.docelimao.com.br, a química Conceição Trucom enumera as diversas vantagens medicinais do fruto, não só para tratamento, mas como medicina preventiva, citando a Terapia do Limão ou Citroterapia, com sucos desintoxicantes. Classificando o poder do limão como incomparável, ela aconselha seu consumo diário como "elixir da vida", mas ressalta que é importante usar o alimento fresco - não suplementos artificiais. Conceição indica suas vantagens para a vitalidade, ativando e desintoxicando e limpando fígado, rins, pulmões, intestino e pele.

Há mais de cinco anos estudos apontaram a possibilidade de o limão ser utilizado para destruir o HIV, o que tem levado a testes para o desenvolvimento de uma solução à base do fruto.

A medicina Ayurvédica reconhece os benefícios do limão utilizando-o na prevenção e tratamento de diversas doenças. Uma das recomendações é a ingestão de um copo de água com suco de meio limão em jejum, para limpar o organismo e preparar o sistema digestivo para a alimentação.

Curiosidades

Não é só o fruto que recebe o nome de limão. Há uma espécie de abelha, conhecida no nordeste do Brasil como iraxim, que é chamada de limão pelo cheiro que exala, semelhante ao do fruto. Seu nome científico é Lestrimelitta limao. Essa abelha é conhecida por "roubar" o mel de outras espécies.

Já a fruta limão parece ser um importante aliado da humanidade em épocas de difíceis doenças. Além da gripe espanhola, ele teve atuação fundamental em 1742, quando era enviado aos navios ingleses para ajudar a combater o escorbuto, doença que surge pela falta de vitamina C e que levou muitos homens à morte. Era bastante comum entre os marinheiros, que passavam meses em alto-mar sem ingerir verduras e frutas frescas, devido à dificuldade de armazenagem.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Leitura recomendada:

Livro: O poder de cura do limãoAutora: Conceição Trucom
Páginas: 200
Editora Alaúde
COMPRAR

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...