Crianças Vegetarianas

Crianças Vegetarianas
Desde a criação do Cantinho Vegetariano, tenho visto muitas dúvidas sobre a dieta vegetariana ser ou não adequada para crianças. Foi então que surgiu a ideia de fazer um especial sobre o assunto, onde pretendo reunir artigos, entrevistas, dicas, indicação de livros, etc.

Como diz Sara Lewis em seu livro Comida Vegetariana para Crianças: "Mantendo a carne fora do cardápio, criaremos a próxima geração como vegetarianos que comem bem, permanecem saudáveis e se preocupam com o meio ambiente. Haveria lição melhor e mais positiva para ensinar a nossos filhos?"

Espero que esse material seja uma "luzinha no fim do túnel" para as mamães e papais vegetarianos, que assim como os outros pais, querem o melhor para seus filhos.

Nesse caso, vamos ao que interessa!

Artigos:

» Gestação vegetariana
» Dieta vegetariana e vegana durante a gravidez
» Alimentação de bebês veganos
» O bebê vegetariano
» Crianças vegetarianas - Parte I
» Crianças vegetarianas - Parte II
» Como manter o equilíbrio alimentar em todas as fases da vida
» Dicas na alimentação da criança vegetariana
» Criança vegetariana precisa de cuidados para crescimento saudável
» Dá pra ser vegetariano desde pequeno?
» Vegetarianismo na escola
» Vegetarianismo infantil sem riscos
» Porque meu filho é vegetariano?
» Em aulas de culinária, crianças aceitam novos alimentos
» Bebê e criança vegetariana?
» Crianças vegetarianas não torcem o nariz para legumes e verduras
» Dicas para incluir frutas, verduras e legumes no cardápio das crianças

Entrevistas:

» Crescimento e desenvolvimento de crianças vegetarianas
» Mãe vegana: "Minha filha vai crescer com a consciência da igualdade"

Documentário:

» Muito Além do Peso

Livros:

» Alimentação sem carne
» Comida vegetariana para crianças
» Cozinhando sem crueldade
» Dieta vegetariana para pais e filhos
» Lar vegetariano

Diversos:

» Papinhas vegetarianas
» Dicas para fazer papinhas

Fiquem de olho, pois esse espaço será atualizado sempre que houver oportunidade!

13 comentários:

  1. Visitei O Blog e achei simplesmente PRIMOROSO. Parabéns! voltarei outras vezes.
    gianete@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de dividir as lembranças de uma criança vegetariana: EU!

    Desde pequena era OBRIGADA a comer carne e sofria MUITO com isso.Meu pai ficava na mesa me esperando acabar de comer o que eu nao queria..nao gostava.E foi nessa época que prometi ao filho(ou filha) que teria no futuro de NUNCA OBRIGA LO(A) A COMER O QUE NAO GOSTASSE..(fosse carne ou vegetal!)

    "Se carne fosse pra ser comida dava em arvore.." foi uma frase que disse pra minha mae em tenra idade.

    Crescer me trouxe a liberdade de comer o que eu queria.

    Minha filha nasceu e eh prova(hoje com 19 anos) de que NUNCA a obriguei a comer o que nao queria.E NUNCA teve problemas de nutrição ou de falta de apetite como eu tive.

    Respeitar o paladar infantil nao era coisa de antigamente e para quebrar o ciclo negativo,regras absurdas precisamos nos lembrar com o coração da criança que fomos e imaginar o que seria para um adulto, comer uma comida que nao o apetece,ou enoja......No meu caso,a carne.

    Adultos,respeitem as crianças.Se for dificil,respeitem a criança que vcs foram.E se elas forem vegetarianas,lembrem se que a vaca e o elefante nao comem carne e nem por isso sao pequenos ou magros!

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHA! MARAVILHA!!!! ACESSEI A SUA PÁGINA C MINHA FILHA DE OITO ANOS E ELA FICOU ENCANTADA!! PÔXA, NÓS SOFREMOS UM POUCO, COM A FALTA DE RECEITAS VEGANAS, SOFRÍAMOS!!! AGORA, DIZEMOS MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  4. Gianete, desculpa a demora em responder seu comentário. Já diz o ditado: "Antes tarde do que nunca!" Obrigada pelo carinho... Volte sim e sinta-se em casa!

    Roberta, legal você compartilhar sua experiência conosco. Esse lance de ser obrigada a comer algo realmente deve ser terrível. Graças a Deus nunca passei por isso. Você falou tudo: respeito é fundamental.

    Silvia e sua filhinha, fico feliz que tenham gostado do blog... Apesar da correria do dia-a-dia, que resulta em ausências frequentes, ele é feito com muito carinho e dedicação!

    Um abraço e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog!!! Nossa família é vegetariana há muitos anos. Eu e meu maridos somos vegetarianos há 13 anos e todos os nossos 3 filhos também são! A mais velha tem 12 anos, a do meio 2 anos e 9 meses e o mais novo tem 9 meses. Acredito plenamente na dieta vegetariana e acredito que fazemos um belo serviço de exemplo para a sociedade, mostrando que é possível nos descondicionarmos de hábitos culturais arraigados e obsoletos, dando força a um atitude positiva diante da VIDA!!! Ser vegetariano é respeitar TODOS OS SERES!!! Por mais que não seja fácil, perto de parentes e médicos sem informação, temos a obrigação de estudar e mostrar a esses grupos quanta literatura médica já aponta o vegetarianismo como um caminho possível e saudável!!! Muito bom ver mais essa LUZ acesa!!! Parabéns pelo blog. Vou divulgar!!!
    Bjs
    Com amor, Samantha Soffiatti

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos!

    Sou vegetariano há mais de 30 anos e desde logo comecei a habituar meus filhos a fazerem uma alimentação sem carne e seus derivados. Eles cresceram e infelizmente tornaram-se "omnívoros" como a maior parte das pessoas que consomem cadáveres de animais.

    Hoje são casados e têm seus filhos a quem dão também alimentos que eu nunca lhes dei e fico contristado por ver que a Sociedade de consumo se impõe à vontade de tantos pais vegetarianos que tentam dar ao mundo a sua melhor contribuição.

    Porém o tempo é o melhor mestre e creio que a Alimentação do futuro será vegetariana (nem que seja por força das circunstâncias) e resta aos que já são vegetarianos continuarem a dar bons exemplos de cidadãos do Mundo para que este seja melhor, com mais verdade e mais amor.

    Rui Palmela

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei seu blog , quando pequena vi como são abatidos frango e porco e desde meus 6/7 anos fiz o impossível pra não comer mais ..... minha mãe morria de medo que eu ficasse anemica , mais até hoje nunca tive esse problema ou outras doenças graves. vou estar aqui sempre ..... Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  8. Inspirações, imagino como deve ter sido chocante pra você, ainda criança, presenciar cenas de abate. Felizmente, apesar da pouca idade, a "ficha caiu" e você optou pelo vegetarianismo. Obrigada pelo carinho... Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Adorei ler o comentário de todos ... E as referencias colocadas aqui foram ótimas!!! Obrigada pessoal! Estou com um bebezinho de 6 meses agora. E ao falar para o pediatra que nâo daríamos "musculo" (como ele mesmo falou), para meu filho Pedro, ele tentou arrumar um jeito de dizer que poderia dar problemas. Mas como fui firme, rapidamente ele identificou vários alimentos que poderiam substituir a alimentação de Pedrinho... esta semana meu pequenino começou a comer beterraba, batata, aipim, abobora, cenoura ...e está adorando... Sou estudante de medicina e encontro ainda na área acadêmica um preconceito muito grande, pois a grande maioria diz que não podemos ficar sem a carne... Que referencias médicas , livros e artigos científicos vocês poderiam me indicar? Embora já tenha elementos para eu mesma entender que não precisamos da carne, gostaria de buscar materiais ate mesmo para falar aos outros, pois estes muitas das vezes não se contentam com o que voçê diz, não acreditam, ironizam e riem de mim. Mesmo eu sendo da área de medicina... Ou é porque sou só aluna ou é porque o assunto é polêmico mesmo... São aquelas pessoas que querem as pesquisas comprovadas, sabe? Se bem que tem muitas que nem isso querem, estão completamente fechadas para o assunto. Então é isso. Deixo meu abraço fraterno a todos por aqui e aguardo um retorno...

    Lindaura Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Lindaura, como leiga que sou não tenho artigos científicos para te indicar. Minha sugestão é que faça uma visita ao site "Alimentação sem Carne" do Dr. Eric Slywitch, e dê uma olhada nos artigos dele. Talvez lá você encontre essas referências. Veja também o livro Vegetarianismo e Ciência, do Dr. Julio César A. Navarro.

    Espero ter ajudado... Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Sou vegetariano há mais de 30 anos e meus filhos (um casal) quando eram pequenos não comiam carne nem doçarias como a maior parte das crianças e eram bem saudáveis. Depois cresceram e ficaram com a mãe após meu divórcio com ela e começaram a comer de tudo e eram frequentes as idas ao médico ou ao hospital como qualquer outra criança.

    Lembro-me, de resto, de meu filho quando tinha dois anos e o obrigaram a comer carne, ele fez uma cara feia, cuspiu no prato e disse que era 'caca'... Entretanto foram insistindo e o habituaram a comer carne, tal como à minha filha que hoje até fuma e eu nunca fumei nem dei esse exemplo.

    Isto é uma prova mais do que provada que a Sociedade negativa exerce maior influência sobre nossos filhos do que os pais que desejam protegê-los e querem o melhor para eles.

    Um abraço

    Rui Palmela

    ResponderExcluir
  12. OLá, Sou vegetariana há vinte e dois anos, lacto vegetariana. Meus filhos de 11 e 7 anos, assim como meus enteados que moraram e moram comigo, de 19 e 15 anos NUNCA comeram carnes! São extremamente saudáveis, raramente vão ao médico , adoram ser vegetarianos e aprenderam a pregar sobre isso para seus amigos. Os médicos convêncionais, assim como os avós eram contra, até verem o resultado! São crianças alegres, que amam a natureza e o próximo! Eu que cozinho em casa, então posso dar dicas para quem está tentando investir nessa empreitada, que com certeza trará resultados excelentes para nossos filhos e para o planeta!

    ResponderExcluir
  13. isso tudo é muito bom........1

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...