Crescimento e desenvolvimento de crianças vegetarianas

- Estudos mostram que crianças vegetarianas, quando seguem uma dieta bem balanceada, não têm deficiência de crescimento em relação as outras. Basicamente quais os alimentos que não podem faltar em uma dieta vegetariana para crianças, garantindo assim seu desenvolvimento normal?

Diferente do que muitos imaginam, a dieta vegetariana não é composta por verduras e legumes. A base da alimentação é a mesma da dieta onívora. Os alimentos mais calóricos são preconizados como base da dieta.

Assim, a criança vegetariana utiliza todos os alimentos do grupo dos cereais (arroz, trigo, milho, centeio, cevada, pães, macarrões...), das leguminosas (todos os feijões e derivados), oleaginosas (após o primeiro ano de vida ou o terceiro, caso haja história de alergia familiar), as frutas, hortaliças (verduras, legumes e vegetais amiláceos – que para vegetarianos são classificados juntamente com as hortaliças, e não com os cereais) e óleos.

Para os ovo-lactovegetarianos o consumo de ovos e laticínios faz parte do cardápio.

- Como garantir os nutrientes necessários na fase da adolescência, período em que o crescimento rápido faz aumentar a demanda de vários nutrientes, dentre eles, a proteína?

Utilizando e variando os alimentos dos diversos grupos alimentares.

O único nutriente que pode estar ausente na dieta vegetariana, quando os ovos e laticínios não são utilizados, é a vitamina B12, que deve ser suplementada nessas condições.

O planejamento nutricional adequado fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, segundo diversos artigos científicos publicados que, inclusive, demonstram que os adolescentes vegetarianos têm um cardápio mais diversificado do que os onívoros.

A deficiência protéica é um mito na dieta vegetariana, que não é suportada por inúmeras publicações científicas. Da mesma forma, a deficiência de ferro não é mais prevalente em os vegetarianos quando comparada com onívoros.

- Nesta fase de adolescência, além de ingerir os alimentos corretos, é necessário, tomar suplementos de nutrientes?

As diretrizes para suplementação na infância, assim como para todas as fases da vida são as mesmas para vegetarianos e onívoros.

A única diferença está no uso de vitamina B12, que deve ser sempre suplementada na infância, gestação e lactação, independente do uso de ovos e laticínios, assim como para os vegetarianos que se abstém do consumo desses alimentos.

- Crianças precisam de energia e, como a dieta vegetariana tende a ter menos calorias, quais os alimentos que poderão suprir esta necessidade?

As dietas vegetarianas tendem a ter menos calorias do que as onívoras, mas ultrapassam, sem nenhuma dificuldade, a necessidade calórica diária.

Lembre-se de que a dieta vegetariana não é composta por verduras e legumes, apesar desses alimentos fazerem parte do cardápio.

Autor: Dr Eric Slywitch
Entrevista publicada no IPCE (Instituto de Pesquisa, Capacitação e Especialização)


Fonte: Alimentação sem Carne


Essa entrevista faz parte do especial Crianças Vegetarianas. Acesse e veja artigos, dicas, receitas de papinhas e comidinhas, etc.

2 comentários:

  1. Olá!
    A minha filha de quase nove anos tornou-se vegetariana e sofre muitas perseguições dos carnívoros, que não querem abandonar o hábito de comer cadáveres e tenta desvirtua-la, mas ela é mais firme ainda que eu, que sei mais e tenho menos força de vontade que ela, estou mostrando para ela , a entrevista do médico para que ela responda com argumentos á quem voltar a fazer pressão para que ela abandone o vegetarianismo e sinta-se forte e segura quanto á sua opção.
    Muito obrigada mesmo, por manter este maravilhoso espaço, ok??
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reflexão que vocês vêm nos proporcionando!

    Convido-os à continuar refletindo em http://questionandooespecismo.blogspot.com/

    Abs!!!
    Bruno

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...