Como cultivar brotos em casa

BrotosOs brotos contêm boas doses de proteínas, minerais e vitaminas. São ricos em fibras, desintoxicantes e facilitam a digestão.

O sabor varia conforme o tipo e o período de colheita. Saiba como cultivá-los e aproveite-os ao máximo em seus pratos!

Escolha sementes orgânicas (sem agrotóxicos). Veja os vegetais mais fáceis de serem cultivados:

Feno grego - os brotos de feno crescem rapidamente, têm um sabor levemente amargo e boas doses de vitaminas do complexo B.

Alfafa e abóbora - são de cultivo mais difícil. Geralmente são plantados na terra e colhidos após seis ou mais dias.

Ervilha, feijão azuki, feijão de corda - os brotos só devem ser colhidos depois de pelo menos oito a dez dias de germinação. Antes disso, podem conter resíduos tóxicos quando consumidos crus. Já cozidos, podem ser colhidos com até um dia de germinação.

Gergelim - deve ser germinado sem casca e consumido até dois dias após a germinação. Depois disso os brotos ficam bem amargos.

Girassol - os brotos têm um sabor suavemente picante.

Lentilha - produz um broto de sabor bem agradável.

Rabanete - tem sabor picante.

Trigo - devem ser colhidos até 36 horas de germinação. Depois disso ficam fibrosos.


Como regar e conservar os brotos

Utensílios necessários:

- Um recipiente com tampa, para criar as mesmas condições de uma estufa. A tampa e a parte inferior do recipiente devem ser furados, permitindo que a planta respire, inclusive a raiz.
- Um escorredor ou uma peneira, cujo diâmetro permita ficar apoiado na borda superior do recipiente com tampa. Assim o escorredor ficará suspenso. O objetivo é reter os brotos e deixar escorrer a água, pois eles precisam de umidade elevada, mas sem ficar em contato diretamente com a água. Desse modo garante-se o processo respiratório do vegetal.
- Recomenda-se usar luz ambiente para a germinação. Para os brotos ficarem um pouco mais verdes é preciso de um pouco de luz solar, o que garante a síntese da clorofila. Quanto mais verdes os brotos, mais picantes serão.

Hidratando as sementes

Antes de fazer a semeadura é preciso hidratar as sementes. Para isso, use sempre o dobro de água, que deve ser mineral ou filtrada. Em seguida, cubra o recipiente (com água e semente) com filme plástico e deixe de molho por 24 horas. Faça pequenos furos no filme plástico, para as sementes respirarem. Passado este tempo, transfira as sementes para o escorredor ou peneira. Encaixe-a no recipiente preparado e tampe.

Como regar os brotos

Regue os brotos duas vezes por dia com muito cuidado. A água a ser adicionada deve ser somente para umedecer os brotos. De preferência, use um borrifador. Em seguida, bata suavemente o escorredor ou a peneira numa pia ou bancada, eliminando assim o excesso de líquido. Lembre-se de que deve ser tudo feito com muita delicadeza.

A colheita

Assim que os brotos germinarem e crescerem 0,5 cm, retire-os do escorredor ou peneira e transfira para uma tigela com água. Mexa a mistura com as mãos para soltar as cascas e limpar os resíduos da superfície.

Como conservar

Caso não use os brotos no mesmo dia da colheita, lave-os e seque com toalha de papel. Guarde-os num saco plástico próprio para alimentos na geladeira. O ideal é consumir no mesmo dia.

Fonte

3 comentários:

  1. muito boa a matéira, bem direta e facil de compreender.
    agradecido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ricardo... Obrigada por comentar!

      Excluir
    2. Vou tentar produzir brotos, pois fiquei muito interessada

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...