Berinjela

A berinjela é um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos. E não é por menos. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais. E por conter baixa caloria é uma ótima opção para quem quer eliminar peso.

Origem

Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da berinjela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da berinjela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali.

Na Europa, a berinjela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A berinjela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.

Propriedades Nutricionais

A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.

Propriedades Medicinais

A berinjela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de berinjela com o suco de duas laranjas.

Curiosidades

Apesar de ter chegado na Europa no século VIII, a berinjela só foi aceita como alimento em toda a Europa no século XVIII. Primeiramente elas foram utilizadas pelos italianos e ingleses somente como planta decorativa. Conhecida como "maçã louca" a berinjela era acusada de causar insanidade. Os franceses, inclusive, acreditavam que ela seria capaz de causar epilepsia.

Dicas

Na hora de comprar, sempre opte pelas berinjelas mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante. Nunca escolha as berinjelas com partes machucadas ou enrugadas. Também não compre as que estejam muito maduras, pois geralmente possuem sabor amargo. Para retirar o gosto amargo da berinjela, você deve cortá-la ao meio e esfregá-la com sal. Ou então, você pode deixá-la coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 a 20 minutos. Já para conservá-la, escorra a berinjela e seque com papel absorvente. Guardada na geladeira, dentro de um saco plástico, ela pode durar de uma a duas semanas.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Receitas relacionadas:

» Rocambole de Mandioquinha com Berinjela
» Strudel de Berinjela
» Berinjela Ligeira
» Arroz de Forno com Berinjela
» Pizza de Berinjela
» Patê de Berinjela com Talos
» Terrine de Berinjela
» Conchiglioni com Pasta de Berinjela
» Patê de Berinjela
» Berinjela Empanada
» Berinjela Recheada
» Lasanha de Berinjela com Queijo Cottage

6 comentários:

  1. fica mto boa grelhada com alho!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.

    Os vegetais não possuem colesterol, somente as celulas animais o possuem.

    Ana Claudia Facin,
    acfacin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. fiz o suco e ficou otimo coloquei adoçante

    ResponderExcluir
  4. A BERINJELA,ALÉM DE MUITO NUTRITIVA,É SEMPRE DELICIOSA,EM SUAS VÁRIAS FORMAS/RECEITAS DE PREPARO!GOSTAMOS MUITO!ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  5. amo berinjela refogada com bastante alho e cebola e tomate , delícia !!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...