Wolfgang Peterson

Diretor e roteirista cinematográfico alemão

Nascido em 14 de março de 1941
Local: Emden, Alemanha

Biografia

Já aos tempos da faculdade Wolfgang realiza os primeiros curtas-metragem. De 1960 à 1964 é assistente de direção no Junges Theater de Hamburgo e freqüenta uma escola de recitação. Em 1965 segue o curso de história do teatro nas universidades de Berlim e Hamburgo. A partir de 1966 freqüenta a "Deutsche Film und Fernsehakademie" de Berlim: a sua tese final "Ich werde dich töten, Wolf" é transmitida também pela NDR. Depois realiza numerosos filmes televisivos, entre os quais alguns capítulos do popular seriado policial de televisão Tatort.

Em 1974 realiza o seu primeiro longa-metragem Einer von uns beiden, um filme policial que é marcado pela sua competência técnica. Esta mesma característica induz a Bavaria Film, o centro de produções mais importante da Alemanha, e um dos mais importantes da Europa, a oferecer-lhe, em 1980, a megaprodução U-Boot 96 (Das Boot). Um filme muito original, seja pelo tema (a segunda guerra mundial vista pela perspectiva alemã), que procura antagonizar o estereótipo dos filmes de guerra estadounidenses, nos quais todos os alemães são insensíveis e cruéis, seja pela escolha regística. Todo o filme se passa efetivamente dentro de um submarino, visto em sua totalidade, da cabine de comando ao vaso sanitário. É descrita a vida no interno do submergível com uma precisão quase documentária, se sente a claustrofobia e o medo de não conseguir mais emergir, além das dificuldades da vida de tantos homens enclausurados em um espaço demasiado restrito. As perfeições técnicas abundam, o cinematógrafo vivissecta seja o U-boat, seja as faces cansadas e extremadas da sua tripulação.

A comunidade internacional reconheceu o valor da película, que obtém, de fato, seis indicações ao Oscar, entre as quais, melhor direção e melhor roteiro.

A Petersen, sobre a onda do sucesso, foi então confiado um verdadeiro kolossal, a produção germano-americana A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte) (1983), a produção alemã mais cara desde o fim da guerra (60 milhões de marcos), mas as arrecadações foram superiores. A partir de então o caminho deste diretor foi incomensurável, em 1985 realiza o seu primeiro trabalho inteiramente americano Inimigo Meu (Enemy Mine), pela 20th Century Fox, um filme de ficção científica, baseado em um romance de Barry Longyear, sobre a amizade cultivada entre um humano e um alienígena, em tempos de guerra galática.

A partir de então Petersen trabalha estavelmente nos E.U.A., indubitavelmente suas capacidades técnicas e narrativas lhe escancararam as portas de Hollywood. Ele se aventurou em gêneros muito diversos, o filme de guerra, a ficção científica, a fantasia-aventura, o thriller e os filmes de ação. Todos, porém, tinham algo em comum, a necessidade de imagens muito impressionantes; também não é apenas um técnico hábil, de fato os filmes os quais cuidou do roteiro são, provavelmente, aqueles de maior sucesso.

Agora está trabalhando na adequação cinematográfica do romance de ficção científica, de Orson Scott Card, O jogo de Ender.

Filmografia

- Ich werde dich töten, Wolf (1971)
- Einer von uns beiden (1973)
- Die Konsequenz (1977) - também roteirista
- O Barco - Inferno no Mar (Das Boot) (1981) - também roteirista
- A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte) (1984) - também roteirista
- Inimigo Meu (Enemy Mine) (1985)
- Busca Mortal (Shattered) (1991) - também roteirista
- Na Linha de Fogo (In the Line of Fire) (1993)
- Epidemia (Outbreak) (1995)
- Força Aérea Um (Air Force One) (1997)
- Mar em Fúria (The Perfect Storm) (2000)
- Tróia (Troy) (2004)
- Poseidon (2006)

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...