Terry Geezer Butler

Músico

Nascido em 17 de julho de 1949
Local: Birmingham, Inglaterra

Terence Michael Joseph Butler, mais conhecido como Geezer Butler é um baixista e músico inglês.

Carreira

Geezer formou sua primeira banda, Rare Breed, com seu amigo de escola John "Ozzy" Osbourne no ano de 1967.

Separados por um tempo, Ozzy e Geezer se juntam novamente,e criam a banda Polka Tulk,junto com o guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward.

Após um tempo, eles mudam o nome da banda para Earth,mas em pouco tempo acharam uma banda Inglesa com o mesmo nome, e adotaram o nome Black Sabbath em 1969.

Geezer tocou guitarra na Pré-formação do Sabbath,incluindo com a sua anterior banda Rare Breed,mas com o Sabbath formado,Iommi resolve que queria tocar com apenas um guitarrista,então Geezer resolve tocar baixo.

Geezer foi conhecido como um dos primeiros baixista á usar pedal Wah-wah no seu baixo,que usou no início de N.I.B.

Cliff Burton o citou como uma grande influência sua.

Também foi um dos primeiros baixistas a usar uma afinação um tom abaixo no caso,D(Ré),após isso,Iommi passou a afinar sua guitarra em C#,a afinação em D é muito comum em banda de Heavy Metal.

O nome "Black Sabbath, foi tirado de um filme de Boris Karloff com o mesmo nome.

Com isso Ozzy era o ponto focal da banda, Butler escreveu a maioria do instrumental da banda,fascinado com temas de Artes Negras, explorava temas como morte e destruição.

Durante 1970,a popularidade do Sabbath estava muito alta,continuando o grupo em 1980 decide chamar o ex-vocalista do Rainbow, Ronnie James Dio e depois, com o ex-vocalista do Deep Purple Ian Gillan.

Buttler resolve sair da banda no meio de 1984, formando a Geezer Butler Band.

Em 1988 entrou na banda de Ozzy Osbourne para fazer parte da turnê No Rest For The Wicked.

Buttler entrou novamente no Black Sabbath em 1991, para a gravação do álbum Dehumanizer, mas novamente sai do grupo após a turnê do álbum Cross Purpose.

Em 1995, Geezer volta para a banda de Ozzy Osbourne,para participar do álbum Ozzmosis. Após ter gravado o álbum Ozzmosis, ele formou a banda G/Z/R, estreando com o álbum Plastic Planet em 1995, em seguida fez seu próximo álbum solo Black Science em 1997.

Geezer voltou para o Black Sabbath novamente em 1997 na edição do Ozzfest.

Em 2005, ele fez seu outro álbum solo, o Ohmwork, seu terceiro álbum solo. Em Outubro de 2006 foi alertado que Geezer se reuniu com Tony Iommi, Vinny Appice e Ronnie James Dio para a tour Heaven And Hell.

Projeto Solo(G/Z/R)

Geezer (ou GZR, como aparece em seu primeiro álbum solo), é um projeto bem peculiar - visto que Butler escolheu não simplesmente aos gloriosos sons dos tempos do velho Sabbath, mas sim entre o metal mais pesado dos anos 90, nos moldes de Anthrax entre outras, chegando a ser uma das primeiras bandas a trilhar pelos caminhos do chamado nu-metal. Tendo como vocalista no 1º CD nada menos que o frontman do Fear Factory, Burton C. Bell, sendo substituído em seguida pelo desconhecido Clark Brown, na bateria em seus 2 primeiros álbuns os créditos vão para Deen Castronovo, que havia tocado com o Megadeth e na banda de Ozzy Osbourne.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...