Sinéad O'Connor

Cantora

Nascida em 8 de dezembro de 1966
Local: Dublin, Irlanda

Original e polêmica, assim é a cantora irlandesa Sinéad O’Connor.

Filha do engenheiro e mais tarde Barrister (advogado) Sean O'Connor e de Marie O'Connor. É a terceira de cinco irmãos: Joseph O'Connor (que é escritor), Eimear, John, e Eoin.

Teve a vida marcada por reveses que moldaram sua personalidade e lhe marcaram para sempre. Tendo sofrido abusos na infância, já tentou suicídio e afirmou ser homossexual em meio a conturbada carreira. Foi excomungada por tentar ser líder de uma seita.

Destacou-se com a voz doce, e ao mesmo tempo rebelde, e com a cabeça raspada, sua marca registrada por muitos anos. Estreou na música em 1987, com o álbum "The Lion and The Cobra", dedicado à mãe que falecera havia pouco. Conseguiu se apresentar em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, ganhando grande visibilidade.

Foi apenas com o segundo trabalho, "I Do Not Want What I Haven’t Got" de 1990, porém, que Sinéad ficou famosa mundialmente. A canção "Nothing Compares 2 U, " composta originalmente por Prince, levou o álbum para a primeira posição dos mais vendidos em vários países e rendeu a ela diversos prêmios.

Dois anos depois chega "Am I Not You Girl?," onde a cantora interpreta algumas músicas de sucesso como "Don’t Cry For Me, Argentina" e "Gloomy Sunday". Nessa época ela foi novamente notícia internacional, mas desta vez, por rasgar uma foto do Papa João Paulo II em um dos programas mais assistidos dos EUA.

A atitude foi reprovada por diversas autoridades e Sinéad ficou com uma imagem negativa em muitas cidades. Logo depois o álbum "Universal Mother" foi lançado e a faixa "Fire On Babylon " acaba sendo o grande destaque.

Engajada politicamente, grava "Gospel Oak," contendo seis músicas dedicadas ao povo de Ruanda, Israel e aos próprios irlandeses.

Após alguns anos de silêncio, lançou "Faith & Courage", no ano de 2000. A cantora anunciou que se converteu a Igreja Tridente Latino, da Irlanda, e passa a dedicar grande parte de sua vida à religião.

"Sean nos-nua" traz um repertório composto de canções folclóricas irlandesas e o duplo "She Who Dwells in the Secret Place of the Most High Shall Abide the Shadow of the Almighty" é dividido entre um disco ao vivo e outro com faixas raras e alguns ‘covers’.

Sinéad O’Connor anunciou que estava deixando os palcos e o ‘show business’ para cuidar mais de seu espírito e de sua família. Ela já havia anunciado sua aposentadoria outras vezes e não cumpriu a promessa. Desta vez, no entanto, parece que foi para valer.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...