Serj Tankian

Vocalista, compositor e tecladista da banda System of a Down

Nascido em 21 de agosto de 1967
Local: Beirute, Líbano

Serj Adam Tankian é vocalista, compositor e tecladista da banda System of a Down. Atualmente lançou um álbum solo intitulado "Elect the Dead", além de realizar trabalhos paralelos. É descendente de armênios.

Biografia

Os avós de Serj eram armênios. Durante o genocídio armênio (perpetuado pela Turquia, em 1915) sua avó foi assassinada e seu avô precisou refugiar-se no Líbano.

Os pais de Serj eram artistas, e quando ainda era jovem começou a cantar com seu pai e com seu irmão, Sevag Tankian. Desde pequeno, seu avô lhe contava a respeito das desumanidades cometidas ao povo armênio no genocídio. É por causa disso que Tankian sempre aborda esse tema e luta para que a Turquia reconheça a matança e peça desculpas por ela.

Em 1975, foi com sua família para os Estados Unidos, devido aos problemas políticos e econômicos no Líbano.

Tankian começou a estudar numa escola pública armênia chamada Rose & Alex Pilibos Armenian School, em Los Angeles, e tinha média 4 (ou seja, A, o equivalente a 9 ou 10 no Brasil e 18 a 20 em Portugal).

Algum tempo depois, Tankian começou a trabalhar como lavador de carros. Trabalhou também como vendedor de sapatos. Logo entrou na Universidade de Northbridge, onde estudou comércio, artes visuais e música.

Teve aulas de canto durante quatro anos com Mark Goodman e também teve aulas de guitarra quando era pequeno.

Em 1992, o vocalista Serj Tankian e o guitarrista Daron Malakian se conheceram em um ensaio e decidiram montar uma banda. Shavo Odadjian, um amigo, se dispôs a atuar como produtor da banda, e logo a dupla descobriu que Shavo tinha um talento promissor como baixista. Ao lado do baterista Andy Katchaclurian montaram, então, um grupo com o nome de Soil. Dois anos depois, Katchaclurian não parecia corresponder à sonoridade do grupo, e foi aí que John Dolmayan surgiu, assumindo a bateria. A banda trocou de nome para System of a Down, por causa de um poema escrito por Malakian, chamado Victims of a Down.

Serj fundou junto a Tom Morello (ex-Audioslave e Rage Against the Machine) a ONG Axis of Justice.

Tankian tem uma licenciatura em Marketing. Antes de criar a banda System of a Down, ele foi o CEO da companhia de software de um computador chamado eGames.

Tankian lançou seu primeiro álbum solo (Elect the Dead) em 23 de outubro de 2007, via Serjical Strike/Reprise Records). Serj atuou também na produção do álbum, além de tocar praticamente todos os instrumentos.

Empty Walls, o single de lançamento do trabalho solo do músico, foi muito bem recebido pelos fãs da banda, estreando direto no topo das paradas de sucesso.

Serj tem um projeto com Arto Tunçboyacıyan chamado Serart, além de ser poeta, tendo lançado um livro de poesias suas, intitulado Cool Gardens.

Recentemente, realizou um concerto com a Orquestra Filarmônica de Auckland, onde tocou quase todas as faixas de seu álbum e mais algumas não lançadas. Serj pretende lançar um DVD do espetáculo.

Ele, além de outros projetos, está trabalhando na trilha sonora da peça Prometheus Bound.

Tankian é vegetariano.

Graças à sua voz poderosa, Tankian está em 26º na lista Os 100 Melhores Vocalistas de Heavy Metal de Todos os Tempos, segundo a revista estadunidense Hit Parader .

Há quem diga que Serj se casou no início de 2009 com uma armênia chamada Angela Madatyan.

Prêmios

- Melhor clipe de Rock com a música B.Y.O.B.
- Indicado a melhor atuação de Hard Rock com a música Lonely Day
- Woodie Music Awards com melhor canção de Hard Rock com a música Question!
- VMB de melhor música internacional com a música B.Y.O.B.
- Eleito pela revista Hit Parader como o 26º melhor vocalista da história do Heavy Metal

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

Um comentário:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...