Pink

Cantora

Nascida em 8 de setembro de 1979
Local: Doylestown, Pensilvânia, EUA

Pink ou P!nk, nome artístico de Alecia Beth Moore, é uma cantora de música pop/rock vencedora de 2 Grammys. Lançou o seu primeiro single There You Go e o seu primeiro álbum Can't take Me Home em 2000 via LaFace Records tendo-se tornado de imediato um sucesso. Pink já vendeu 27.500.000 em discos.

Infância

Nascida em uma família musical, aos treze anos já dançava e participava como cantora de apoio de espétaculos em sua cidade. No ano seguinte, um DJ local permitiu que ela cantasse uma música a cada sexta-feira, no palco. Em uma dessas noites, P!nk foi vista por um executivo da gravadora MCA, que a levou, inicialmente para um grupo de R&B chamado Basic Instinc, e depois para outro, feminino, The Choice. As experiências não deram certo, mas P!nk impressionou os chefões da gravadora, como o lendário Babyface.

Carreira musical

2000-2001: Can't Take Me Home

Seu disco de estréia, Can't Take Me Home, foi lançado em 2000 e ultrapassou os dois milhões de cópias, enquanto P!nk viajava como ato de abertura dos shows do N'sync e emplacava sucessos como "There U go", "Most Girls" e "You Make Me Sick". Logo, porém, ela cansou do cerceamento imposto pelo universo teen pop e resolveu se assumir como adulta antes de gravar o segundo disco.

Nesse interim, participou da versão do clássico setentista "Lady Marmalade", gravada para o filme Moulin Rouge, ao lado de Christina Aguilera, Mya e Lil' Kim. P!nk aproveitou o sucesso da canção e do single "Get This Party Started" para lançar seu segundo disco, M!ssundaztood, que trazia mais personalidade e contribuições de roqueiros como Linda Perry (ex-4 Non Blondes), Steven Tyler, do Aerosmith, e Richie Sambora, do Bon Jovi. Era claro o caminho que ela queria seguir.

2001-2002: M!ssundaztood

O lançamento de “Missundaztood”, em 2001, trouxe uma Pink mais diversificada. As músicas variaram entre românticas e introspectivas. A primeira canção de trabalho, “Get the party started”, alcançou o quarto lugar das paradas. Com participações de Steven Tyler, do Aerosmith, Richie Sambora, guitarista do Bon Jovi e de Linda Perry, ex-integrante do 4 Non Blondes, que compôs algumas músicas, o CD estourou em todo mundo, vendeu mais de doze milhões de cópias e foi disco de ouro no Brasil com mais de 50 mil cópias vendidas.

2003-2004: Try This

O sucesso continuou forte, ajudado por uma campanha publicitária ao lado de Britney Spears e Beyoncé. Mais confiante, ela lançou Try this em 2003, apostando na experimentação e em seu próprio talento. Novamente Linda Perry participou do disco, compondo e produzindo, assim como o punk Tim Armstrong, do grupo Rancid. Porém o disco não vendeu tanto quanto o anterior, porém reafirmou Pink no posto de cantora e compositora, a sério.

2006: I'm Not Dead

Em 2006, a compositora e cantora da LaFace e vencedora de vários prêmios Grammy, lança seu quarto álbum, I'm Not Dead, considerado pelos fãs uma evolução estilística. Embora o álbum esteja repleto de funks que são a sua marca, I'm Not Dead também revela o lado rock and roll da artista. O primeiro vídeo do álbum, da canção Stupid Girls, é assinado pelo diretor Dave Meyers. O clip ataca a cultura pop, satirizando o estilo de vida que foca a auto-imagem como fator preponderante.

O segundo vídeo extraído de I'm Not Dead é Who Knew, que traz a situação de amar uma pessoa que faz promessas e nunca as cumpre. O clipe retrata o drama de uma garota que sofre com o vício em drogas injetáveis de seu namorado. O clipe de U+Ur Hand, como Stupid Girls, é uma manifestação feminista.

O quarto single é Nobody Knows.

Exibido na MTV, o clipe de sua música com as Indigo Girls, Dear Mr. President foi tirado do DVD I'm Not Dead. Ainda deste mesmo DVD, ela retirou mais dois singles promocionais, Leave me Alone (I'm Lonely) e 'Cuz I Can, sendo que o último foi lançado somente na Austrália. O single Dear Mr. President foi lançado apenas fora dos EUA pois a letra contém críticas ao presidente e decidiu-se evitar a polêmica.

P!nk foi a produtora executiva do álbum, a sua produtora e compôs todas as canções, junto com ela está um grupo de colaboradores: o produtor e compositor Billy Mann, Max Martin e Luke Gottwald, assim como o cantor e compositor Butch Walker, Mike Elizondo e a dupla Indigo Girls.

Em 2006 ela se casou com o namorado de longa data, o piloto de motocross Carey Hart, numa cerimônia pequena e discreta na Costa Rica.

2008 Funhouse

Entre Outubro de Novembro de 2008, a cantora lançou mundialmente seu mais recente álbum, Funhouse, que alcançou o topo das paradas do Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Suíça. Os colaboradores do CD são Butch Walker, Max Martin, Billy Mann e Eg White. O primeiro single do álbum, lançado em Agosto de 2008, antes do lançamento do mesmo, foi "So What", que tornou-se o primeiro single solo da cantora a chegar a 1ª posição na Billboard Hot 100. A estréia do vídeoclipe da canção ocorreu no dia 22 de agosto de 2008 no FNMTV, da MTV. O segundo single do álbum foi Sober, lançado em Novembro de 2008. O terceiro, Please Don't Leave Me, até o momento foi lançado apenas na Austrália, em 31 de Janeiro de 2009.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

Um comentário:

  1. Não sei se ela pode realmente ser considerada vegetariana. Sou fã dela e fiquei triste em ler pela internet que ela é "vegetariana", mas come peixe de vez em quando. Não sei se é verdade, mas foi isso que li...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...