Percy Bysshe Shelley

Poeta inglês

Nascido em 4 de agosto de 1972
Local: Sussex, Inglaterra

Morreu em 8 de julho de 1822

Percy Bysshe Shelley foi um importante poeta romântico inglês.

Biografia

Shelley, descendente de uma rica família da aristocracia rural inglesa, teve uma vida anticonformista e rebelde desde a juventude. Aos 19 anos, foi expulso da Universidade de Oxford por haver escrito um panfleto intitulado "A necessidade do ateísmo" (The necessity of Ateism). Nesse mesmo ano casou-se com Harriet Westbrook, e posteriormente conheceu o pensador William Godwin, precursosr do anarquismo e que iria influenciar Shelley fortemente.

Em 1813, com "Rainha Mab" (Queen Mab), um longo poema de nove cantos, atacaria os males da humanidade: comércio, guerra, monarquia, igreja, casamento, consumo de carne.

Em 1814, deixou a esposa e foi viver com a filha de Godwin, Mary Shelley, que escreveria aquela que se tornou uma das mais intrigantes novelas da literatura moderna, Frankenstein. Os dois foram morar em Pisa, a partir de 1820.

Em 1816 sua primeira esposa se suicida, e os tribunais lhe negam a custódia dos dois filhos. Foi também companheiro de noitadas no vinho e nas discussões filosóficas, de Lord Byron, este considerado um marco referencial do pensamento Romântico na Literatura Inglesa e também na Literatura mundial.

Foi desprezado na era vitoriana pelas suas idéias libertárias. Morreu aos 29 anos, na Itália, num acidente com seu barco Ariel, no golfo de Spezia, perto de Livorno, após ter ido visitar Byron e Hunt.

Legado

Após a morte de Shelley por afogamento, sua mulher Mary Shelley responsabilizou-se pela publicação das suas obras.

Ele ainda viria a tornar-se um ídolo dos poetas vitorianos e dos pré-rafaelitas. Foi também admirado por figuras como Karl Marx, Henry Salt, Rabindranath Tagore, Mahatma Gandhi, Isadora Duncan, George Bernard Shaw, C. S. Lewis, Upton Sinclair e Yeats. Compositores como Ralph Vaughan Williams e Samuel Barber, escreveram música baseada nos seus poemas.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...