Paramahansa Yogananda

Iogue e guru indiano

Nascido em 5 de janeiro de 1893
Local: Gorakhpur, Uttar Pradesh, India

Morreu em 7 de março de 1952

Paramahansa Yogananda foi um iogue e guru indiano. Ele foi importante instrumento na difusão da Kriya Yoga no Ocidente.

Vida

Yogananda nasceu como Mukunda Lal Ghosh em Gorakhpur, no Estado de Uttar Pradesh, na Índia dentro de uma devota família Bengali. A autobiografia relata que desde a infância, a consciência e experiência espirituais eram extraordinárias. Na juventude procurou sábios e santos hindus esperando encontrar um mestre para a busca espiritual. A história ficou imortalizada no livro Autobiografia de um Iogue.

Yogananda encontrou o guru, Swami Sri Yukteswar Giri, em 1910, quando tinha dezessete anos. Depois de passar no exame intermediário de artes pelo Scottish Church College, em Calcutá, graduou-se em estudos religiosos no Serampore College e, em 1915, prestou votos na ordem monástica Swami e tornou-se Swami Yogananda. Em 1917, Yogananda começou a missão da vida com a fundação e inauguração de uma escola para rapazes em Ranchi que combinava modernas técnicas educacionais com treinamento em ioga e ideais espirituais. Esta escola tornou-se posteriormente a Sociedade Yogoda Satsanga da Índia, o braço indiano da Paramahansaji's American Organization.

Em 1920, foi aos Estados Unidos como delegado da Índia para o Congresso Internacional de Religiosos Liberais realizado em Boston. Naquele mesmo ano fundou a Self-Realization Fellowship para disseminar por todo o mundo os ensinamentos nas práticas ancestrais da Índia, na filosofia do Ioga e as meditações tradicionais. Pelos próximos anos, palestrou e ensinou na costa leste dos Estados Unidos e em 1924 iniciou uma caravana de palestras por todo o continente. No ano seguinte, estabeleceu em Los Angeles a sede internacional da Self-Realization Fellowship, a qual tornou-se o coração administrativo e espiritual do crescente trabalho.

Após quinze anos de trabalho no Ocidente, Sri Yukteswar conferiu-lhe o título de Paramahansa (literalmente Cisne Supremo) que significa "aquele que manifesta o estado supremo de comunhão com Deus".

Legado

Yogananda mostrou aos estudantes a necessidade da experiência direta da verdade. em oposição à fé cega: "A verdadeira base da religião não é a fé, mas a experiência intuitiva. A intuição é a força da alma no conhecimento de Deus. Para conhecer profundamente a religião, é necessário conhecer Deus." (The Essence of Self-Realization)

Para esse fim, ensinou certas técnicas de ioga que acreditava que ajudaria os alunos a alcançar a auto-realização. Ele dizia que “A auto-realização é o conhecimento de todas as partes do corpo, da mente e da alma que agora estão em posse, mas que são do Reino de Deus; vocês não tem que orar para que ela venha até vocês; a onipresença de Deus é a sua onipresença; e que tudo o que você precisa fazer é aumentar seu conhecimento.” (The Essence of Self-Realization)

O trabalho de Yogananda continua sendo realizado pela Self-Realization Fellowship, fundada por ele, cuja sede é em Los Angeles e possui centros de meditação e templos por todo o mundo. Atualmente é dirigida por Sri Daya Mata, com 75 anos na Ordem Monástica da SRF, discípula direta de Yogananda.

Na India, a Yogoda Society, que conta também com a supervisão da Self-Realization Fellowship, dirige até hoje os centros fundados por esse mestre, como a escola de meditação para crianças, localizada em Ranchi, descrita em sua autobiografia.

Kriya Yoga

A linhagem do guru de Yogananda foi responsável por provê-lo com uma disciplina central de seus ensinamentos. Sri Yukteswar foi discipulo de Lahiri Mahasaya, que por sua vez foi discípulo do mítico guru Mahavatar Babaji, que reviveu a Kriya Yoga, descrita como a "Ciência Espiritual da Auto-realização", e através dos discipulos começou a difundi-la. Foi através de Yogananda que a Kriya Yoga foi trazida para o Ocidente.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...