Natalie Portman

Natalie PortmanAtriz

Nascida em 9 de junho de 1981
Local: Jerusalém, Israel

Natalie Portman, nome artístico de Natalie Hershlag, é uma atriz norte-americana nascida em Israel.

Biografia

Portman é filha única do médico israelita Avner Hershlag e da dona-de-casa, e agora sua agente, Shelley Stevens. Quando a atriz tinha apenas quatro anos, sua família mudou-se para os Estados Unidos da América. A atriz é judia e vegetariana desde os oito anos. Portman frequentou a Universidade de Harvard, onde se formou em 2003 em psicologia e a "Universidade Hebraica de Jerusalém", onde graduou-se em 2004. Desde os quatro anos a atriz pratica aulas de dança e sabe falar fluentemente inglês e hebraico e tem conhecimentos de francês e alemão.

Carreira

Quando tinha 10 anos, um agente da marca Revlon convidou a atriz para ser modelo, mas Portman recusou dizendo que preferia ser atriz. Aos doze anos, iniciou sua carreira de atriz com o filme O Profissional, de Luc Besson. Após o sucesso do filme, Portman foi convidada para aparecer em diversas produções como: Everyone Says I Love You de Woody Allen, Marte Ataca!, de Tim Burton, Heat de Michael Mann, Beautiful Girls e Em Qualquer Outro Lugar, sendo que no último, a atriz recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

Seu trabalho, no entanto, só foi melhor reconhecido após interpretar Padmé Amidala na trilogia de filmes Star Wars, a atriz trabalhou em: Star Wars Episódio I: Ameaça Fantasma, em 1999, Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, em 2002 e em Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, em 2005. Outros dois grandes destaques de sua carreira foram os filmes Closer - Perto Demais e V de Vingança, no primeiro Portman interpretou uma stripper, por esse papel, a atriz ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2005, já no segundo, Portman teve que raspar a cabeça para interpretar sua personagem Evey, na adaptação do graphic novel de Alan Moore, V de Vingança, sendo considerada por muitos como uma das atrizes mais talentosas e respeitadas de sua geração.

A atriz também apareceu em diversos projetos como: Cold Mountain de Anthony Minghella, Garden State, Paris, je t'aime, Sombras de Goya, A Loja Mágica de Brinquedos com Dustin Hoffman, The Darjeeling Limited, My Blueberry Nights, A Outra com Scarlett Johansson, entre outros. Em 2008, estreou na direção de dois filmes: Eve e New York, I Love You, onde além de dirigir também atua. A atriz deve aparecer ainda em "Brothers", "Love & Other Impossible Pursuits", "Hesher", onde além de atuar é produtora e em um filme ainda sem título onde fará par romântico com o ator Brad Pitt.

Premiações e indicações

- Indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante/actriz secundária por Closer - Perto Demais (2004).
- Duas indicações ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante/actriz secundária por Em Qualquer Outro Lugar (1999) e Closer - Perto Demais (2004). Ganhou por Closer - Perto Demais.
- Indicação ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante/actriz secundária, por Closer - Perto Demais (2004).

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...