Natalie Merchant

Cantora

Nascida em 26 de outubro de 1963
Local: Jamestown, Nova Iorque, EUA

Natalie Anne O'Shea Merchant é cantora, e ex-membro do grupo folk 10,000 Maniacs.

Biografia

Sua origem é italiana e irlandesa. Os pais se separaram quando Natalie era ainda criança, ficando a guarda com a mãe. Posteriormente, sua mãe se casa com um professor. Hoje, Natalie é casada e tem uma filha, chamada Lucia.[1][2][3]

Carreira

Merchant foi cantora na banda 10,000 Maniacs, desde sua formação, em 1981, enquanto estudava na no Jamestown Community College. Originalmente, ela não sabia cantar, mas acabou assumindo os vocais, junto com John Lombardo (guitarra, vocais), Robert Buck (guitarra), Steve Gustafson (baixo), Jerome Augustiniak (bateria) e Dennis Drew (teclados).

Em 1987, atingiu grande sucesso com o Album "In my Tribe", dois anos consecutivos na lista da Billboard e mais de um milhão de cópias vendidas. A turnê foi junto com a banda R.E.M.. Natalie se tornou grande amiga do vocalista Michael Stipe, dividindo interesses em assuntos sociais e políticos (ambos são democratas declarados). Embora a banda fosse como uma segunda família para Natalie, em 1992 os interesses dos membros foram se divergindo, culminando pela saída de Natalie da banda naquele mesmo ano, de forma amigável. Após o sucesso do álbum "MTV Unplugged" em 1993, Natalie deixa definitivamente a banda para ter carreira solo.

Seu primeiro álbum é Tigerlily, de 1995. Os singles lançados nos Estados Unidos tiveram boa venda na lista da Billboard: "Carnival", "Jealousy" e "Wonder". No Brasil, tais músicas foram veiculadas em rádios e na MTV.

Em 1998, Merchant lança Ophelia, uma álbum menos pop que o predecessor, dedicado ao escritor Allen Gisberg. Junto com o álbum, um vídeo (VHS apenas). Preocupada com efeitos ambientais dos CDs, foi uma das precursoras em lançar o CD em embalagens de papelão. Em 2001, o terceiro álbum gravado em estúdio, "Motherland" foi lançado nos Estados Unidos.

A partir das músicas tocadas na turnê de "Motherland", Natalie Merchant grava um disco com músicas folk tradicionais no The House Carpenter's Daughter, lançado em um selo próprio (Myth America).

Além disso, Natalie tem músicas gravadas com artistas como Michael Stipe, Susan McKeown, David Byrne, Tracy Chapman, Peter Gabriel, dentre outros. Gravou duas músicas em participação especial com Billy Bragg (and Wilco) as quais foram lançadas no álbum Mermaid Avenue de 1998.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...