Michael Jackson

Cantor e compositor

Nadcido em 29 de agosto de 1958
Local: Gary, Indiana, EUA

Morreu em 25 de junho de 2009

Michael Joseph Jackson foi um músico norte-americano, atuante como cantor, compositor, ator, publicitário, escritor, produtor, diretor, dançarino, instrumentista e empresário. Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de "rei do Pop", cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller[1];

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música pop e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, pop e R&B.

Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao Vitiligo e geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.

Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreiro solo e seis Grammys com The Jacksons e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente, alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de muito sucesso fez dele parte da cultura pop por mais de quatro décadas. Nos últimos anos, foi citado como o homem mais conhecido mundialmente.

Curiosidades

- Michael possui a estatueta do Oscar, do filme E o Vento Levou.
- Michael Jackson comprou os direitos autorais do catálogo ATV. Tal Catálogo possui canções dos Beatles, Elvis Presley, dentre outros.
- Jackson possui um registro vocal incrível, a extensão de sua voz é de 3,5 oitavas, alcançando notas mais agudas de até 4,0 oitavas.
- HIStory: Past, Present and Future – Book I é o álbum duplo mais vendido da história.
- O videoclipe de "Scream" é o segundo vídeo musical mais caro da história. Custou cerca de sete milhões de dólares[6]. Perdendo o 1° lugar apenas para o videoclip "From Yesterday" do grupo 30 Seconds To Mars. .
- Blood on the Dance Floor é o álbum de remixes mais vendido da história.
- Michael Jackson foi um dos pouquíssimos a conseguir emplacar 5 álbuns de inéditas seguidos em 1º lugar no Hot 200 da Billboard, o outro foi DMX.
- Michael Jackson foi o segundo cantor solo internacional (masculino) que mais emplacou hits no Hot 100 da Billboard: foram treze canções em primeiro lugar, o que mais emplacou foi James Brown com 17.
- Michael Jackson, desde sua absolvição, já morou em Bahrain - um país árabe - e na cidade de Dublin na Irlanda. Atualmente, reside em Las Vegas produzindo seu próximo álbum com Will.I.Am, do Black Eyed Peas dentre outros artistas.
- Jackson mede 1,78m de altura e tem 64Kg.
- Michael Jackson coleciona ao longo de sua carreira 13 Grammys.
- O álbum Thriller ficou 37 semanas no topo dos mais vendidos nos Estados Unidos.(Recorde)
- Segundo os seus artigos financeiros e especialistas em contabilidade de artistas musicais / e a revista Rolling Stone, Michael já faturou a longo de sua história, mais US$ 8 bilhões, algo em torno de 16 bilhões reais.
- No The Sims 2 a dança Smutle é baseada em dois passos de Thriller. Isto também acontece na taunt "Zombie" no jogo WWE SmackDown vs. Raw 2009.
- No game Cabal Online, os passos da dança são baseados em Billie Jean.

Fonte: Wikipédia


Morte

O cantor e compositor Michael Jackson, morreu aos 50 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles. Segundo o jornal "Los Angeles Times", os médicos do hospital da Universidade da Califórnia confirmaram a morte do cantor, que teria chegado ao local em coma profundo.

De acordo com o jornal, Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram a sua residência, em Holmby Hills. Michael recebeu uma massagem cardiopulmonar ainda na ambulância e seguiu direto ao hospital da Universidade da Califórnia, que fica a dois minutos da casa do cantor.

Michael estava preparando sua volta aos palcos para uma série de 50 shows em Londres, a partir do dia 13 de julho, com ingressos esgotados.

Fonte: Uol Música - Últimas notícias

«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...