Martina Navrátilová

Ex-tenista

Nascida em 18 de outubro de 1956
Local: Řevnice, República Tcheca

Martina Navrátilová é uma ex-tenista tcheca naturalizada norte-americana em 1981.

Especialistas em tênis afirmam que, por sua personalidade carismática, determinada e controvertida, Martina desbancou a mitológica francesa Suzanne Lenglen, que brilhou na década de 20.

Após ser eliminada por Chris Evert, sua maior rival e amiga no circuito, na semifinal do Aberto dos Estados Unidos de 1975, ela pediu asilo nos Estados Unidos, iniciando um complicado processo de naturalização que durou seis anos. De 1981 a 1983, Martina contratou para sua técnica a tenista transexual Renée Richards, que fora Richard Raskind até submeter-se a uma operação para mudança de sexo.

No auge de sua carreira, durante os anos 80, Navratilova sacava a aproximadamente 180 km/h, velocidade alcançada somente vários anos depois, por jogadoras que se valem de novos métodos de treinamento e de modernas gerações de raquetes.

Abandonou oficialmente o circuito em Novembro de 1994, aos 38 anos, como a mais vencedora e premiada jogadora de tênis de todos os tempos. Sua última partida de simples foi disputada no Madison Square Garden, em Nova York, quando perdeu para a argentina Gabriela Sabatini por 6-4 e 6-2, no torneio Virginia Slims Championships, o Masters Feminino.

Navratilova permaneceu no circuito disputando jogos de duplas até o ano de 2006, quando definitivamente deixou as quadras após o título do US Open de duplas mistas conquistado ao lado de seu compatriota Bob Bryan, quando venceram na final Kveta Peschke e Martin Damm, da República Checa, com um placar de 6-2, 6-3.

Navratilova é membro do International Tennis Hall of Fame desde 2000.

Conquistas

Conquistas

- Seis títulos seguidos de torneios Grand Slam em catorze meses (1983-1984), igualando os recordes de Margaret Smith Court e Maureen Connolly.
- Nove títulos em doze finais de Wimbledon.
- 22 anos de carreira
- 2120 partidas
- 167 títulos em simples (record absoluto entre homens e mulheres)
- 177 títulos de duplas (record absoluto entre homens e mulheres)
- 20 milhões de dólares em prêmios
- 1442 vitórias em simples (record absoluto entre homens e mulheres)

Being Myself

Em sua biografia Being Myself (Sendo Eu Mesma), lançada em 1985, Martina fala abertamente sobre sua homossexualidade. Conta que, ainda menina, sentia-se atraída por sua professora. Aos 17 anos, apaixonou-se pelo seu único namorado, com quem teve a primeira e última relação sexual com um homem, da qual só guarda a lembrança do medo de engravidar. Já nos Estados Unidos, Navratilova iniciou um romance com a escritora Rita Mae Brown e, posteriormente, também namorou a jogadora de basquetebol Nancy Lieberman.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...