Larry Mullen Jr

Baterista da banda U2

Nascido em 31 de outubro de 1961
Local: Dublin, Irlanda

Site: www.u2.com

Lawrence "Larry" Joseph Mullen Jr. é um baterista irlandês, fundador e integrante da banda U2. Foi Larry que colocou, em 1976, o aviso na Mount Temple High School buscando pessoas para formar uma banda, o Feedback, que acabou tornando-se o U2.

Mora com Ann Achenson desde os tempos de colégio (nunca se casou), com quem tem três filhos, Aaron Elvis (1995), Ava Elizabeth (1998) e Ezra (2001). Ele viveu com seus pais e suas irmãs Cecilia e Mary (morta em 1973 num acidente) em Arlene, subúrbio de Dublin. Larry foi matriculado em várias escolas até achar o que queria na Mount Temple High School. Antes da bateria, tentava tocar piano até que Cecilia o presenteou com sua primeira bateria. Nos primeiros meses do U2, apenas ele sabia tocar realmente. Suas outras "paixões" são Harley-Davidsons e Elvis Presley.

Ele trabalhou em vários projetos fora do U2 durante sua carreira , incluindo uma colaboração com Michael Stipe e Mike Mills do R.E.M. para formar o Automatic Baby em 1993 e trabalhando com o companheiro de banda Adam Clayton na regravação do tema do filme Mission: Impossible em 1996. Ele e o U2 tem vários prêmios incluindo 22 prêmios Grammy.

Biografia

Mullen, a criança do meio e único filho de Larry and Maureen Mullen, nasceu em 31 de Outubro de 1961, e foi criado em Artane, lado norte de Dublin, Irlanda. Mullen começou a tocar bateria em 1970, com idade de 9 anos, sob a instrução de um baterista irlândes chamado Joe Bonnie e depois, sua filha, Monica. A irmã mais nova de Mullen, Mary, morreu em 1973, e sua mãe morreu num acidente de carro em 1976, o mesmo ano em que o U2 foi fundado.

Antes de fundar o U2, Mullen estva envolvido numa banda que tocava músicas militares, chamada "The Artane Boys Band", contribuindo para as "batidas militares" comuns no trabalho do baterista como na canção "Sunday Bloody Sunday". Mullen fundou o U2 no final de 1976 quando colocou um aviso na "Mount Temple Comprehensive School", sua escola, dizendo algo como "baterista procura músicos para formar banda" A banda, primeiramente era formada por Mullen, Paul "Bono" Hewson, David "The Edge" Evans, e seu irmão Dick Evans, Adam Clayton, e amigos de Mullen, Ivan McCormick e Peter Martin, primeiramente conhecida como "Larry Mullen Band", mas o nome rapidamente foi mudado para "Feedback", como aquele que sabe de termos musicais, que entende e consequentemente "The Hype". Logo depois a banda formada, McCormick and Martin deixaram a banda.

Antes de vencer um pequeno prêmio de Limerick, chamado "Ireland talent contest", eles mudaram seu nome novamente, para o definitivo U2, formalmente feito para um show de despedida para Dick Evans, se tornando o grupo com quatro integrantes que conhecemos até hoje.

Com o U2 mais popular, Mullen adicionou o "Junior" para seu nome para parar a confusão com seu pai (também Larry Mullen), que recebeu muitas contas que seriam para seu filho. Mullen não é casado, mas viveu com sua namorada, Ann Acheson, por mais de 20 anos. Eles têm três crianças, Aaron Elvis (nascido em 1995), Ava (1998), e Ezra (2001). Ele é conhecido por ser quem tem as rédeas da banda, e prefere deixar para os outros membros os holofotes das entrevistas, Mullen também tocou sintetizador ou teclados em algumas músicas, incluindo "United Colours" do Original Soundtracks 1, de 1995, um álbum que ele nunca gostou.

Estilo e técnicas

"As pessoas dizem, "Porque não dá entrevistas? O que você acha sobre isso? O que você acha sobre aquilo?" Meu trabalho na banda é tocar bateria, acordar a banda no palco e manter a banda junta. É isso que faço. No final do dia, isso é tudo que é importante. Qualquer coisa a mais é irrelevante." (Larry Mullen Jr.)

Depois de formar o U2 ,o estilo de Larry tocar e técnicas começaram a desenvolver. No início da banda suas contribuições para a banda foram geralmente limitadas a "fills and drum rolls", mas ele envolveu-se mais em compor mais cancões depois, particularmente em conjunto com Adam Clayton, seu parceiro na seção de ritmo, com quem colaborou em projetos solo. Quando a banda estava assinando contrato com a CBS Records, eles mencionaram em tirar Larry da banda. Depois, a banda recusou e não foi assinado nada. Ele não estava, e como resultado seu jeito de tocar bateria, se tornou mais integrado nas estruturas das cancões.

Durante a gravação do álbum Pop em 1996, Mullen sofreu com vários problemas de coluna. A gravação foi deixada de lado durante a cirurgia. Quando ele deixou o hospital, voltou ao estúdio para encontrar o resto da banda experimentando com máquinas de bateria eletrônicas, algo dirigido amplamente pelo interesse do The Edge pelo dance e hip-hop, e , dado a seu repouso depois da operação , ele finalmente continuou a usar com The Edge as "drum machines", que contribuíram fortemente para o estilo eletrônico do álbum.

Ao longo de sua carreira, Larry tem tido problemas de tendinite. Para reduzir a inflamação e dor ele usa "Pro-Mark drumsticks" especialmente desenhadas. Ele usa Yamaha drums e Paiste cymbals. Ele ocupou a posição de número 21 pela lista da Stylus Magazine's como um dos 50 maiores bateristas do Rock.

Projetos solo

Mullen trabalhou em muitos projetos solo, em sua carreira, incluindo colaboraçãoes com Maria McKee, Nancy Griffith, e o produtor do U2, Daniel Lanois. Mullen tocou bateria em muitas das canções do álbum de 1995 de Emmylou Harrism, chamado Wrecking Ball. Mullen, junto com seu colega de banda Adam Clayton, regravou a faixa para o remake de 1996 de Missão Impossível, incluindo o tema principal o qual o tempo foi mudado do original para um mais fácil e mais "dançável" O Tema de Missão Impossível alcançou número #8 nos EUA. Billboard chart, e foi indicado para um prêmio de Grammy na categoria "Melhor Performance Instrumental Pop". Mullen trabalhou com o produtor Daniel Lanois em seu álbum Acadie. Mullen e Clayton também colaboraram com Mike Mills e Michael Stipe do R.E.M. para formar a performance de um grupo chamada Automatic Baby. O nome do grupo refere-se ao título dos últimos álbuns de ambas bandas, Achtung Baby e Automatic for the People.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

Um comentário:

  1. SÓ SEI QUE EU AMO ESSE GENERAL,ELE É O MÁXIMO,SOU LOUCA POR ELE!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...