Krist Novoselic

Ex-baixista do Nirvana

Nascido em 16 de maio de 1965
Local: Compton, Califórnia, EUA

Krist Anthony Novoselic é um músico estadunidense, conhecido por ter sido o co-fundador e baixista do Nirvana. Krist é também conhecido por fundar as bandas Eyes Adrift, Sweet 75 e por ser o atual baixista do grupo punk Flipper. Fora da música, Krist é um ativista político adepto do Partido Democrata.

Infância e juventude

Krist Novoselic é filho de um casal croata imigrante, Marija e Krist Novoselic. Ele passou seus três primeiros anos de idade na cidade natal, quando mudou-se para a cidade de San Pedro, também no estado da Califórnia. Em San Pedro, Krist passou a maior parte da infância. Ele tinha dois irmãos, Robert e Brett. Em 1973, ganhou uma irmãzinha, Diana. Em 1979 a família Novoselic muda-se novamente, desta vez para Aberdeen, Washington. Nessa época, o pequeno Krist sofria de uma espécie de depressão. Por esse motivo, seus pais decidiram mandar o garoto para passar um tempo em Zadar, na Croácia (então parte da antiga Iugoslávia), no ano de 1980. O menino pareceu melhorar com os novos ares. Lá estudou no ginásio e passou a interessar-se muito por música. Descobriu bandas de hard-rock e heavy-metal como Led Zeppelin, Devo, Black Sabbath e Aerosmith; e o punk com os Sex Pistols e Ramones.

Ao retornar para Washington, Novoselic tornou-se um adolescente festeiro. Começou a beber e fumar maconha, ficando bastante conhecido nos circuitos locais. Durante o último ano de colégio, Krist passou por uma cirurgia plástica que sanou um problema em sua mandíbula, corrigindo a mordida torta que tinha. Krist teve que usar uma espécie de aparelho durante cerca de seis semanas. Nesse período, Novoselic arranjou um emprego numa loja do Taco Bell (restaurante fast-food de cozinha mexicana) e conseguiu comprar um carro, aparelhos de som stereo e uma guitarra. Teve aulas do instrumento juntamente com seu irmão Robert, mas acabou abandonando-as e decidiu que aprenderia a tocar sozinho, ouvindo discos de blues. Novoselic se formou pela Escola Secundária de Aberdeen (Aberdeen High School) em 1983. Nessa época, seus pais divorciaram-se.

Pouco depois, Robert Winsten, irmão de Krist, apresentou o amigo Kurt Cobain a Novoselic ao subir uma escadaria que lavava a um quarto que ecoava uma música alta e pesada. Os dois só se conheciam de vista na escola. Robert disse a Cobain que aquele era seu irmão mais velho, "um jovem que ouvia muito punk rock". Cobain logo formou um laço de amizade com Krist, que só se fortaleceu ao longo dos anos. Os dois compartilhavam um gosto musical muito peculiar, além de uma apreciação pela banda local The Melvins. Ambos tinham muitos amigos em comum e logo começaram a sair juntos. Pouco tempo depois, Cobain deu a Novoselic uma fita demo de sua banda ou projeto pessoal, intutulado Fecal Matter. Depois de alguns meses de indecisão, Krist finalmente ouviu a fita e gostou. Acabou por concordar em formar uma banda juntamente com seu mais novo amigo.

Nirvana

Cobain e Novoselic formam sua primeira banda, chamada Stiff Woodies, que logo se desfez. Quando estavam em vias de cada um seguir seu próprio caminho, a dupla descobriu que os Melvins conseguiam ganhar 80 dólares por show realizado. Isso deu ânimo aos dois, que passaram a atuar sob o nome de The Sellouts, fazendo covers de Creedence Clearwater Revival. Kurt tocava bateria, Novoselic tocava guitarra e cantava, e um certo Steve Newman assume o baixo. Em janeiro de 1987, Cobain e Novoselic conhecem Aaron Burckhardt, que passa a ser o baterista fixo do trio, que seguiria mudando de nome até 1988: Skid Row, Bliss, Throat Oyster, Pen Cap Chew e Windowpane. Nesse período Kurt e Novoselic assumiram seus postos musicais fixos: vocalista/guitarrista e baixista, respectivamente. Em 17 de Abril, com o nome de Skid Row, o trio toca ao vivo na rádio comunitária KAOS, na Evergreen State College, em Olympia. A apresentação se transforma na primeira fita demo da banda. Em Outubro, Aaron sai do grupo, que passa a ensaiar com Dale Crover, que integrava os Melvins. É uma solução breve, apenas para a gravação de uma fita demo decente em um verdadeiro estúdio.

Em 23 de janeiro de 1988, Cobain, Novoselic e Crover gravam no Reciprocal Studios, em Seattle, com o produtor Jack Endino, que abriu o local em 1986. O trio sem nome definido grava dez músicas em seis horas. Naquela noite, a banda se apresentaria com o nome de Ted Ed Fred em Tacoma, cidade vizinha. Em Fevereiro, Jonathan Poneman, da Sub Pop, ouve a fita demo depois de um toque de Jack Endino e gosta. Marca uma conversa com Kurt Cobain em um café em Seattle. Os dois acertam a gravação de um compacto. Em Março, a banda escolhe seu nome definitivo, Nirvana, que é usado pela primeira vez num show em Tacoma, com Dave Foster na bateria. Ele logo seria dispensado. Em Maio, Chad Channing assume o posto de baterista definitivo. Em Junho, o Nirvana grava músicas para seu primeiro compacto pela Sub Pop: "Love Buzz/Big Cheese", que saiu em novembro.

O interesse por um álbum crescia, não só pela banda, mas também pela própria Sub Pop. As sessões finais de gravação para o disco de estreia da banda - Bleach - aconteceram em dezembro de 1988. Em fevereiro de 1989, Jason Everman é escalado como segundo guitarrista da banda e faz sua estreia em um show na Universidade de Washington. Amigo de Chad Channing, Everman emprestou 600 dólares para pagar o tempo de estúdio das gravações de Bleach - a título de curiosidade, Jason nunca chegou a ser reembolsado. Embora não tocasse no disco, seu nome foi impresso no verso como membro da banda e segundo guitarrista. Em 15 de Junho, o trabalho é finalmente lançado pela Sub Pop e bem aceito pelo público e crítica. A banda sai em turnê, inclusive pela Europa, e começa a ganhar os holofotes de grandes mídias.

O baterista Chad Channing deixa o Nirvana alegando incompatibilidade musical. Em 1990, o guitarrista e vocalista dos Melvins, Buzz Osborne, encorajaram Novoselic e Cobain a procurar por uma banda punk chamada Scream. A dupla ficou muito impressionada com seu baterista, Dave Grohl. Semanas depois, o Scream desintegrava-se - era a deixa para Dave envolver-se com o Nirvana. Grohl ligou para Osborne dando o recado, quando Buzz deu a ele o número de telefone de Krist. Novoselic acabou convidando Dave para viajar até Seattle para uma conversa bastante promissora. O baterista fez um teste e passou com louvor. O Nirvana encontrava seu melhor baterista e a banda se transforma-se numa verdadeira máquina.

A banda começou então a trabalhar em seu segundo disco, a obra-prima Nevermind, lançada em Setembro de 1991. O disco catapultou a banda para o mainstream e transformou-a num fenômeno mundial. Graças ao álbum e a grandes bandas que saíam principalmente de Seattle, o rock estava salvo. O disco vendeu cerca de 25 milhões de cópias no mundo todo e é considerado um dos mais importantes e influentes da história do rock.

Em 1992, o Estado de Washingtou tentou incluir em sua legislação uma lei chamada "Erotic Music Law". Essa lei previa que cortes poderiam determinar que certos álbuns musicais seriam considerados "eróticos" devido ao conteúdo "inapropriado". A venda de tais discos para menores de 18 anos passaria a ser ilegal dentro de Estado. Um grupo que procura influenciar legisladores ou evitar esse tipo de ação chamado "Washington Music Industry Coalition" foi formado, numa tentativa de repreender a implantação da lei. O Nirvana, mas em especial Krist Novoselic, foram totalmente contra a criação da lei - tanto que a banda e o músico inciaram uma campanha contra sua criação e implantação. O grupo fez inclusive um show em apoio ao "Washington Music Industry Coalition", em Setembro de 1992.

A banda seguiu sua enérgica carreira e lançou novos discos: a compilação de raridades e lados-B Incesticide, em 1992, e um terceiro álbum de estúdio, em 1993, In Utero. No mesmo ano, o grupo gravou uma apresentação acústica para a MTV. Todos os discos tornaram-se verdadeiras obras de arte e são aclamadas mundialmente.

Novoselic, até esse momento, adotava a grafia inglesa de seu nome, Chris, nome que assinava, dava autógrafos e era creditado em seus trabalhos. Entretanto, em 1993, após uma visita à Croácia, o baixista decidiu honrar suas origens e desde então passou a usar seu nome na língua croata, retornando à original grafia de seu nome, Krist. O músico ganhou uma marca registrada durante seus anos no Nirvana. Ficou famoso por seu apurado senso de humor - Novoselic contava piadas e brincava muito durante os shows, entrevistas e apresentações públicas da banda.

O Nirvana acabou por desintegrar-se após a trágica morte do guitarrista e vocalista Kurt Cobain, em Abril de 1994. Novoselic ficou muito abalado com a morte do amigo e companheiro que teve durante praticamente dez anos. Acabou se afastando da mídia e da vida pública por muito tempo. Numa das poucas aparições que fez, Novoselic foi receber o prêmio de melhor vídeo-clipe alternativo durante o MTV Video Music Awards, em Setembro daquele ano. O vencedor foi o clipe de "Heart-Shaped Box", sucesso do álbum In Utero. Novoselic aproveitou a oportunidade para prestar grande homenagem a Kurt.

Pós-Nirvana

Em 1995, a "Erotic Music Law" foi introduzida na legislação do Estado de Washington sob o nome de "Matters Harmful to Minors". Vendo que a indústria musical tinha forte poder (inclusive político) em Seattle, Novoselic propôs a criação de um comitê político chamado JAMPAC (Joint Artists and Musicians Political Action Committee). A partir de então, o comitê passou a lutar contra diversas leis impostas por Washington, incluindo uma que ficou famosa em 1985 por impedir que menores de idade frequentassem certos shows (a lei "Teen Dance Ordinance"). Desde então, Novoselic passou a se interessar e envolver-se muito com a política norte-americana.

Novoselic juntou-se aos Democratas, afiliando-se ao Comitê Democrata de Washington. Apoiou o partido nas eleições governamentais de Washington, assim como a candidatura de John Kerry à presidência dos Estados Unidos, em 2004. No mesmo ano, Krist escreveu e publicou o livro "Of Grunge and Government: Let's Fix this Broken Democracy!".

Ao mesmo tempo em que participava da política, Novoselic quis continuar envolvido com a música, mas não sabia como. Ele recusou a proposta de Dave Grohl de se juntar ao Foo Fighters (banda que Dave montou após a desintegração do Nirvana) pois achava que se trataria de uma reencarnação de seu grupo anterior. Em 1997, lançou o álbum Sweet 75. O Sweet 75 era a dupla que Krist formara com a exótica cantora venezuelana Yva Las Vegas. Yva conseguiu a proeza de animar a festa de aniversário de Novoselic em maio de 1994, um mês depois da morte de Cobain. Mas o Sweet 75 acabou em 1998, por atritos pessoais. Krist passou a dedicar-se mais a causas que envolvessem política e música. Em 1999, participou da banda No WTO Combo, quando se juntou a Jello Biafra e ao guitarrista do Soundgarden, Kim Thayil.

Eyes Adrift

Em 2002 formou a banda Eyes Adrift, juntamente com o ex-baterista do Sublime, Bud Gaugh, e o guitarrista do Meat Puppets, Curt Kirkwood. A banda lançou o disco "Eyes Adrif" no mesmo ano e desintegrou-se pouco depois.

2005 em diante e um possível disco solo

Krist chegou a anunciar, em 2005, que lançaria um disco solo, mas tal fato nunca concretizou-se, até então. Desde 2006, o músico é apresentador de um programa semanal de rádio da emissora comunitária KMUN. Ele atua sob o nome artístico de "DJ K-No", mas nem sempre está no ar todas as semanas.

Flipper

Desde 2006, Krist voltou como baixista da banda Flipper, substituindo o antigo músico Bruno "DeSmartass". Realizou novas turnês com o grupo e atualmente a banda se prepara para o lançamento de um novo álbum. Contudo, antes mesmo do lançamento do disco e prestes a sair em turnê (novembro de 2008) o Flipper anunciou uma pausa - que primeiro deve-se à Novoselic, alegando que conta com muitas responsabilidades em casa, e segundo pelos outros membros do Flipper, que precisam resolver problemas antes de botar o pé na estrada. Existem dúvidas sobre o retorno do Flipper, se vai acontecer ou não com Novoselic - mas espera-se que sim.

Vida pessoal

Novoselic casou-se duas vezes. Sua primeira esposa foi Shelli Dilley, que Krist conheceu na escola secundária e começou a namorar em 1985. Eles casaram-se em Dezembro de 1989 e divorciaram-se no final de 1999. No começo de 2004, Krist casou-se novamente, com Darbury Ayn Stenderu. O casamento já dura quatro anos.

Novoselic tornou-se piloto de avião licenciado pela FAA ("Federal Aviation Administration", entidade governamental dos Estados Unidos responsável pelos regulamentos e todos os aspectos da aviação civil no país). É dono de um Cessna 182 com o prefixo N233KS.

O músico, político e aviador tem sua residência oficial numa comunidade isolada em Deep River, no Condado de Wahkiakum, Washington.

Outras atribuições

Krist partipou da gravação do primeiro disco solo de Mark Lanegan, vocalista da banda Screaming Trees - foi o baixista no álbum The Winding Sheet, lançado em 1990, que também contou com a participação de Kurt Cobain.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

2 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar!
    Vim atrás para saber o pq da separação com a primeira esposa..já que eu achava que seria um casamento para sempre ( curiosidade mesmo) já que acompanho o som do Nirvana desde 1991...
    Sucesso a sua página viu!?
    Paz amor e empatia!

    ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julio César. Obrigada pelo carinho. Seja sempre bem-vindo por aqui! Abraço! ❤️

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...