Kirk Hammett

Guitarrista da banda Metallica

Nascido em 18 de novembro de 1962
Local: São Francisco, Califórina, EUA

Kirk Lee Hammett é um guitarrista estadunidense, filho de mãe filipina e pai comerciante de produtos marinhos.

História

Kirk teve o primeiro contato com o rock através de seus irmãos e primos, em especial seu irmão Rick e uma grande coleção de discos de nomes como Jimi Hendrix, UFO e Led Zeppelin. O pequeno Hammett cresceu querendo ser um novo Hendrix ou Santana. Pelo que vemos há alguns anos atrás, Hammet chegou bem perto de seus ídolos tocando no Metallica.

Kirk começou a aprender guitarra com 15 anos de idade e um de seus primeiros professores foi ninguém menos que Joe Satriani (que também voltaria a lhe dar aulas de aperfeiçoamento anos depois, com Kirk já no Metallica). O problema é que no começo, Hammett não tinha muita coordenação motora e Joe tentou convencê-lo de que guitarra não era o instrumento ideal para ele. O então futuro guitarrista se enfureceu e começou uma dedicação de mais de 12 horas diárias no instrumento — em questão de meses, através de seu esforço, o futuro integrante do Metallica virou um autodidata no assunto.

No começo dos anos 80, Kirk comprou sua primeira Fender Stratocaster, a guitarra de seus sonhos, e se tornou um verdadeiro fanático em busca do som perfeito. O guitarrista costumava desmontar todos os seus instrumentos, misturando as partes para ver qual combinação soaria melhor até que comprou uma Gibson Flying V e a busca terminou. Para comprar um amplificador melhor (um Marshall), Kirk também trabalhou por um tempo em um Burger King de São Francisco. Nessa mesma época ele fundou o Exodus com o finado vocalista Paul Baloff.

Na banda Metallica
Em abril de 1983, Lars Ulrich ligou para Kirk, convidando-o para a banda. Kirk não pensou duas vezes (afinal era o Metallica que estava o chamando) e gastou suas economias em uma passagem aérea para Nova Jersey onde o Metallica estava. No dia 9 de abril, Dave Mustaine foi demitido da banda, fundando pouco tempo depois o Megadeth.

No dia 14 de abril do mesmo ano, Kirk fez seu primeiro ensaio com o Metallica. Por ter um estilo mais europeu de tocar heavy metal — melódico, muito técnico e rápido — foi aprovado de imediato.

Estilo

Kirk costuma usar muitos padrões de escalas em grupo ternário ou quaternário. Uso alternado da sexta maior e da sexta menor da escala, por exemplo, se a escala é lá menor natural (que contém a sexta menor, nota fá) ele às vezes a substitui pela sexta maior (nota fá#) que transforma a escala menor natural em modo dórico.

Muitos solos de Kirk fazem uso de arpejos simples tocados em duas cordas adjacentes como Ride the Lightning e Fade to Black. Muitos bends e poucos harmônicos. Frases com cordas soltas como em Whiplash e The God That Failed.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...