JD Salinger

Escritor

Nascido em 1 de janeiro de 1919
Local: Manhatan, Nova Iorque, EUA

Jerome David Salinger, é um escritor norte-americano, filho de pai judeu de origem polaca e mãe de origem escocesa-irlandesa.

Sua obra mais conhecida é o romance O Apanhador no Campo de Centeio, obra publicada em 1951 nos Estados Unidos.

Estabelecido em Manhattan, New York, Salinger começou escrevendo ainda na escola secundária, e publicou vários contos no início da década de 1940, antes de servir na II Guerra Mundial. Em 1948, ele escreve o seu primeiro conto aclamado pela crítica, "Um dia ideal para o Peixe-Banana", publicado na revista New Yorker, que seria o local onde saíriam mais outros contos seus nos anos seguintes. Em 1951, publica seu primeiro romance, "O Apanhador no Campo de Centeio", que torna-se um sucesso imediato. Sua descrição da alienação da adolescência e da inocência perdida através do seu protagonista, Holden Caulfield, serviu de influência para toda uma geração de novos leitores, especialmente adolescentes. O livro continua tendo uma vendagem estimada em 250 mil cópias por ano.

O sucesso de "O Apanhador no Campo de Centeio" chamou atenção do público para Salinger, que, a partir de então, torna-se recluso, publicando menos do que antes. Os livros que se seguem ao Apanhador são: "Nove Histórias" (Nine Stories), de 1953, um apanhado de nove contos publicados na revista New Yorker entre 1948 e 1953; "Franny & Zooey", de 1961, que consiste de duas novelas curtas, "Franny" e "Zooey"; e "Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour, uma Introdução", de 1963, que também reúne duas novelas de Salinger. Estes três livros tem histórias em que são personagens principais a Família Glass, constituída por Buddy (espécie de alter-ego do escritor), Seymour, Boo Boo, Franny e Zooey Glass, todos irmãos. Seu último trabalho publicado, uma novela intitulada "Hapworth 16, 1924",apareceu na New Yorker em 19 de junho de 1965.

Depois disso, Salinger continuou recluso, aparecendo esporadicamente na Imprensa. No final dos anos 90, são publicadas duas obras de memórias de pessoas próximas à Salinger; Joyce Maynard, sua ex-amante, e Margareth Salinger, sua filha. Em 1996, um pequeno editor americano anunciou um acordo com Salinger para a publicação de sua última novela,"Hapworth 16, 1924", em forma de livro, mas alguns problemas adiaram o lançamento da obra indefinidamente. "Hapsworth" foi escrita como uma carta de Seymour Glass, então com 7 anos, para sua família. Seria o desfecho da saga da Família Glass, também presente nos livros anteriores de Salinger.

Fonte: Wikipédia

----------

Clique aqui para comprarO Apanhador no Campo de Centeio
JD Salinger

O jovem protagonista Holden Caulfield narra o ocorrido no último Natal, não sem antes praguejar contra a "lenga-lenga tipo David Copperfield", o colégio e o cinema. É a obra máxima do escritor americano J. D. Salinger, escrita em 1945 e publicada em 1951, detonadora de um estilo cortante, direto, coloquial, novo.


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...