Isaac Bashevis Singer

Escritor

Nascido em 21 de novembro de 1902
Morreu em 24 de julho 1991

Isaac Bashevis Singer foi um escritor polonês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura por seus romances e contos escritos em iídiche.

Biografia

Isaac Bashevis Singer nasceu Icek-Hersz Zynger em Leoncin, um vilarejo habitado principalmente por judeus perto de Varsóvia, na Polônia, então parte do Império Russo, provavelmente em 21 de novembro de 1902. (Esta data está de acordo com o que Singer admitia para sua secretária Dvorah Telushkin e com os eventos históricos a que ele e seu irmão se referem em suas memórias de infância. A data de nascimento oficial, 14 de julho de 1904, foi estipulada arbitrariamente por Singer quando jovem.) O pai de Singer era um rabino hassídico e sua mãe, Bathsheba, era filha do rabino de Bilgoraj. Mais tarde Singer usaria o nome dela em seu nome artístico - "Bashevis" significa o filho de Bathsheba. O irmão de Singer, Israel Joshua Singer, também foi um notável escritor. A irmã mais velha deles, Esther Kreitman, também era escritora. Ela foi a primeira da família a se interessar por literatura.

A família se mudou para Radzimin em 1907. Lá, seu pai se tornou o chefe da Yeshiva. Depois que o prédio da Yeshiva pegou fogo (ou foi incendiado), a família se mudou para a Krochmalna-Street, o bairro dos judeus pobres de Varsóvia, em 1908. Foi lá que Singer cresceu. Seu pai exercia as funções do rabinato local, isto é, era juíz, árbitro e autoridade religiosa e espiritual.

Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, a família teve de se separar. Isaac se mudou com sua mãe e seu irmão mais novo, Moshe, para a terra natal de sua mãe, Bilgoraj, um vilarejo judeu tradicional, também conhecido como shtetl. Assim que seu pai se tornou rabino com uma sinagoga para si novamente, em 1921, Singer voltou para Varsóvia, onde ele passou a freqüentar o Seminário para Rabinos de Tachkemoni. Ele acabou desistindo de se tornar rabino porque nem a profissão nem a escola o interessavam muito. Voltou, então, para Bilgora, onde tentou se sustentar dando aulas de hebraico. Logo desistiu, voltando para casa de seus pais e se considerando um perdedor. Até que, em 1923, seu irmão mais velho, Israel, conseguiu que ele trabalhasse como revisor para o jornalLiterarische Bleter, de Varsóvia, onde ele trabalhava como editor.

A primeira história escrita por Singer ganhou o prêmio literário do jornal Literarishe bletter. Ele imediatamente se tornou uma promessa. Uma reflexão sobre estes primeiros anos como escritor por ser encontrado em muitas de suas obras tardias. O primeiro romance de Singer, Satã em Gorai, foi publicado em fascículos pela revista Globus, fundada pelo seu amigo e poeta Aaron Zeitlin em 1935. O romance conta a história de eventos ocorridos na pequena cidade de Gorái, próxima a Bilgoraj, depois da terrivel catástrofe de 1648, quando dois terços dos judeus poloneses foram mortos pela ação de cossacos. O último capítulo do livro é escrito num estilo que imita as crônicas medievais escritas em iídiche.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...