Gillian Anderson

Atriz

Nascida em 9 de agosto de 1968
Local: Chicago, Illinois, EUA

Site: www.gilliananderson.ws

Gillian Leigh Anderson (Chicago, 9 de agosto de 1968) é uma atriz estadunidense, mais conhecida pelo papel da agente especial do FBI Dana Scully na série de TV The X-Files (conhecida no Brasil como Arquivo X).

Em 1997, Gillian foi escolhida pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo". Sua filha, Piper Anderson, nasceu em 25 de setembro de 1994.

Em 2000, Gillian recebeu uma indicação ao Saturn Award na categoria Melhor Atriz no Gênero TV. Vencedora de um Prêmio Emmy, de um Prêmio Globo de Ouro e dois Prêmios SAG de Melhor Atriz em Série Dramática, a primeira grande chance de Gillian Anderson veio quando ela foi escolhida para um papel no Arquivo X, em setembro de 1993.

Antes, Anderson havia conseguido reconhecimento como atriz por sua performance "Off-Broadway" na peça de Alan Ayckborne, Absent Friends, no Manhattan Theatre Club, pela qual ela recebeu o prêmio Theatre World Award. Ela também atuou em The Philantropist, de Christopher Hampton, no Long Wharf Theater.

Sua paixão por teatro começou no colegial, quando ela participava em produções teatrais da comunidade. Mais tarde, Anderson estudou com a National Theatre of Great Britain, na Universidade de Cornell em Ithaca, em Nova Iorque, e depois na Goodman Theater School, na Universidade DePaul em Chicago, onde conseguiu seu diploma BFA (bacharel em artes).

Seus créditos em filmes incluem: Sempre Amigos (The Mighty), Arquivo-X: Resista ao Futuro (The X-Files: Fight The Future), Corações Apaixonados (Playing By Heart) e A Essência da Paixão (The House of Mirth).

Gillian Anderson mora em Londres desde o término do seriado Arquivo X. Em 2004, após um longo período de noivado, Gillian se casou, no dia 29 de dezembro com o jornalista e documentarista Julian Ozanne.

Em abril de 2006 o casal se divorciou e no momento, Gillian Anderson mora com o namorado Mark. O casal tem dois filhos, o pequeno Oscar que nasceu prematuro no dia 1 de novembro de 2006 e Felix Griffiths nascido em 15 de outubro de 2008. Piper Maru, filha do primeiro casamento de Gillian, com o produtor de Arquivo X, Clyde Klotz também está morando em Londres.

No final de 2007, mais precisamente em setembro, a atriz esteve em Nova York filmando How to Lose Friends and Alienate People. O filme já possui distribuidores de peso para os Estados Unidos e alguns países da Europa, não se conhece ainda quem fará a distribuição no Brasil. No momento, a atriz está terminando seu trabalho no segundo filme da série Arquivo X, fazendo as dublagens necessárias, pois as gravações foram finalizadas em março/abril. E agora é a hora de promover seus filmes.

No último dia 14 de maio a atriz esteve em Cannes para a premiere do filme Blindness, do brasileiro Fernando Meirelles. A ida para Cannes teve como objetivo a promoção do filme How to lose friends and Alienate People mas no local também havia outdoors da Fox, promovendo o segundo filme de Arquivo X.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...