Fiona Apple

Cantora e compositora

Nascida em 13 de setembro de 1977
Local: Manhattan, Nova Iorque, EUA

Site: www.fiona-apple.com

Fiona Apple, cujo nome de batismo é Fiona Apple McAfee Maggart, é uma cantora, compositora e pianista norte-americana.

Canções metafóricas com temáticas psicológicas e melodias fáceis fizeram com que Fiona Apple conquistasse cedo o apreço do público e dos críticos, seu disco de estréia vendeu mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e com menos de vinte anos, a cantora ganhou seu primeiro Grammy. Períodicamente também acompanha a turne de outros grupos músicais, como a banda de indie rock Eels e Coldplay.

Biografia

Fiona cresceu numa família de artistas. Sua mãe, Diane McAfee é cantora e seu pai é o ator Brandon Maggart. Seus avós maternos pertenciam ao mundo da música e vários dos irmãos da cantora estão envolvidos no show business.

Infância
Fiona passou sua infância na casa de sua mãe em Manhattan, Nova York, após a separação de seus pais quando a cantora era ainda bem pequena. Desde criança, Fiona recebeu treinamento musical, tendo tido aulas de piano desde os 4 anos de idade. A cantora já relatou que canta desde que se lembra, de forma natural. O divórcio possivelmente teve seus efeitos na vida da artista que, desde jovem, mostrava-se altamente introspectiva e com dificuldades de socialização.

Estupro e anorexia
Quando tinha 12 anos, Fiona foi estuprada por um desconhecido no prédio de sua mãe, fato que deixou marcas profundas na artista, como transtornos obsessivos compulsivos e transtornos alimentares, que evoluiu para anorexia nervosa. A canção Sullen Girl, do seu disco de estréia Tidal fala dessa experiência traumática. Em entrevista no programa de Howard Stern, à época do lançamento desse disco, a cantora afirmou que não tinha problemas para tratar do assunto, pois, segundo ela "se não se fala de um assunto como esse, ele acaba nos controlando".

Carreira musical
Aos 17 anos, Fiona decidiu que a música era o caminho que deveria seguir. Pensando nisto, gravou uma fita demo com três de suas canções e distribuiu o material por gravadoras e rádios. Sua fita foi tocada em uma festa com várias pessoas do ramo da música, dentre os quais Andrew Slater. Fiona acabou tendo então a oportunidade de conhecer o produtor pessoalmente, o qual se mostrou capaz de entender a sua relação com a música e os seus objetivos como artista.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...