Emmylou Harris

Cantora e compositora

Nascida em 2 de abril de 1947
Local: Birmingham, Alabama, EUA

Emmylou Harris é uma cantora e compositora estadunidense de música country, folk e alternativa. Sua magnífica voz de soprano torna-a uma das mais distintas cantoras da música popular dos Estados Unidos.

Biografia

Nascida em família de militares, Emmylou passou a infância e adolescência mudando de cidade em cidade, entre os estados de Alabama, Carolina do Norte e Virgínia. Enquanto estudava teatro na University of North Carolina, ela aprendeu a tocar músicas de Bob Dylan e Joan Baez. Em seguida, mudou-se para Nova York, para dedicar-se apenas à música. Trabalhou como garçonete e apresentou-se em clubes folk. Casou-se em 1969 com o compositor Tom Slocum e, nesse mesmo ano, lançou seu primeiro álbum, Gliding Bird, depois renegado (algumas fontes dão o ano de 1968).

Divorciando-se em seguida, e com uma filha para criar, Emmylou retornou para a casa dos pais, a essa altura donos de uma fazenda perto de Washington, DC. Logo formou um trio e voltou a tocar. Em 1971, enquanto se apresentavam em um pequeno clube, foram descobertos por Chris Hillman, ex-The Byrds, à época na banda de country rock Flying Burrito Brothers. Hillman indicou Emmylou a Gram Parsons, que precisava de uma vocalista. Emmylou participou dos dois discos de Parsons, G.P. (1972) e Grievous Angel (1973) e de uma turnê que rendeu preciosos duetos entre os dois. Com a morte de Parsons ainda em 1973, Emmylou regressou a Washington e formou a Hot Band, com quem finalmente gravaria seu primeiro disco por uma grande gravadora, o aclamado Pieces of the Sky, em 1975. O álbum foi produzido por Brian Ahern, com quem se casaria logo depois.

Com a Hot Band, em suas várias formações, Emmylou gravou a maioria de seus discos seguintes até Brand New Dance, de 1990. A banda revelou os músicos Ricky Skaggs, famoso nos círculos bluegrass e Rodney Crowell, compositor cuja importância transcende a música country, além de ter contado com nomes famosos, como James Burton, o lendário guitarrista de Elvis Presley.

Com o fim da Hot Band, Emmylou formou a acústica The Nash Ramblers, com quem gravou o álbum ao vivo At The Ryman, em 1993. A essa altura, Emmylou já era dona de um prestígio invejável nos meios musicais e já vendera milhões de discos, mas ao invés de sossegar, ela procurava novos caminhos e, em 1995, lançou o seminal Wrecking Ball. Produzido por Daniel Lanois, que já trabalhara com Bob Dylan, U2 e Peter Gabriel, o disco é o resultado de muita ousadia e experimentalismo, com seus climas etéreos e ausência de fórmulas fáceis. Em 2000 saiu o premiado (com o Grammy de Melhor Disco de Folk Contemporâneo) Red Dirt Girl, o primeiro só de composições próprias desde The Ballad of Sally Rose, de 1985. Seu mais recente registro é All the Roadrunning, de 2006, uma descontraída colaboração com o amigo Mark Knopfler.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...