Elijah Wood

Ator

Nascido em 28 de janeiro de 1981
Local: Cedar Rapids, Iowa, EUA

Elijah Jordan Wood é um ator norte-americano. Sua carreira cinematográfica começou aos oito anos de idade, quando estreou no cinemas com um pequeno papel de De volta para o Futuro II (1989) no ano seguinte Wood ganhou um papel de destaque em Avalon, de Barry Levinson, foi quando começou a ser notado pelos críticos. Desde então Wood tem tido uma sólida carreira, de ator mirim passou a ser um respeitado jovem ator. Ganhou o status de astro ao protagonizar trilogia cinematográfica de O Senhor dos Anéis, no papel de Frodo Baggins. Após o sucesso da trilogia Elijah tem se dedicado ao cinema alternativo, escolhendo personagens variados e intensos. Wood também investe no mercado fonográfico e em 2005 fundou seu próprio selo independente.

Infância

Quando Elijah começou a estudar, não demorou muito tempo antes de seu talento aparecer. As habilidades musicais foram as primeiras a brilhar. Em 1987 ele estava no coro de ”O Som de Música”, um festival anual de sua escola. No ano seguinte Elijah atuou em ”O Mágico de Oz” no Hooray festivo ”para Hollywood”. Elijah também era um dos meninos do coro de Marion. Um dia a Mrs Wood estava assistindo um comercial e pensou, ”Elijah poderia fazer isso”. Assim no verão de 1988, ela associou seu filho caçula na ”escola modelando” (Modeling School) nos Estúdios de Avant em Cedar Rapids. Seis meses depois, ela viajou com Elijah ao International Model e Associação de Talentos, convenção anual em Los Angeles. Era a primeira vez em que ele tinha saido de Iowa.

Carreira

Nascido em 28 de janeiro de 1981, Elijah Wood cresceu para ser um dos atores mais respeitados e continuamente empregados de sua geração. Nascido em Cedar Rapids, Iowa, Wood foi modelo e fez comerciais locais antes de se mudar com sua família para Los Angeles em 1988. Foi lá que teve sua primeira chance, com um pequeno papel em um vídeo de Paula Abdul. Seguiu-se um trabalho no cinema quase que instantaneamente, uma pequena parte em Back to the Future II (1989).

Foi no papel de filho de Aidan Quinn no filme de Barry Levinson, Avalon (1990) (terceiro filme da trilogia de Baltimore, contendo Diner [1982] e Tin Men [1987]) que Wood chamou atenção pela primeira vez, pois o filme teve ótimas criticas e teve quatro indicações ao Oscar. Depois de um peqeno papel no filme de Richard Gere Internal Affairs (1990), Wood conseguiu seu primeiro papel de estrela em Paradise (1991), onde fez um jovem que reúne o casal que estava afastado, Melanie Griffith e Don Johnson. Recebeu boas criticas por sua performance – alguns disseram que foi uma das boas coisas do filme – e em seguida co-estrelou com Mel Gibson e Jamie Lee Curtis em Forever Young e em Radio Flyer (ambos em 1992).

Em 1993 Wood co-estrelou com Macaulay Culkin em The Good Son, que foi um desastre tanto de critica como de bilheteria, pois ninguém encarou a idéia do garotinho loiro de Home Alone ter virado um pré-adolescente psicopata. Colocando Wood como o bom e Culkin como mau, o filme ajudou mais ainda a estabelecer o tipo de personagens pelas quais Wood ficaria conhecido: cheio de consideração, com boas intenções, e talvez um pouco confuso. O próximo filme de Wood, The Adventures of Huck Finn, provou ser uma saída desse tipo de personagem, mas em The War (1994), com Kevin Costner acabou retornando, porém Wood recebeu excelentes críticas por sua performance, o crítico Roger Ebert até o chamou de ator mais talentoso em sua idade, em toda história de Hollywood. Também em 1994 Wood teve o papel título em North, um filme não só notável pelo volume de críticas ruins conseguido, mas também pelo fato de praticamente toda crítica ruim tinha um comentário positivo a respeito de sua performance.

Em 1996 Wood seguiu com Flipper, que não foi exatamente uma melhora, mas o sucesso financeiro e de crítica seguinte, do filme de Ang Lee, The Ice Storm (1997) deu um bom desenvolvimento para a carreira do jovem ator. Como o confuso e deslumbrado Mikey Carver, Wood criou um personagem notável. Deep Impact e The Faculty (ambos em 1998) não deram oportunidade de ter o mesmo desenvolvimento de personagem, mas como foram de grande sucesso financeiro, serviram para pavimentar mais ainda a evolução da carreira de Wood de uma estrela infantil para um jovem ator impressivo.

Após um papel de namorado querendo ser um hip-hop groupie no filme de James Toback, Black & White (1999), Wood evoluiu mais ainda como ator em The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, primeiro filme da trilogia Lord of the Rings, de J.R.R.Tolkien adaptada por Peter Jackson. O filme de 2001 colocou Wood, como Frodo Baggins, no topo da lista, ao lado de um elenco brilhante que incluiu Ian McKellen, Cate Blanchett, e Liv Tyler. No mesmo ano o jovem ator pode ser visto em ambiente menos místico, no filme de Ed Burns, Ash Wednesday, um drama sobre crime tentando também no elenco Oliver Platt e Rosario Dawson.

Em 2002, Wood emprestou sua voz para uma produção da Disney que foi lançado direto em vídeo, The Adventures of Tom Thumb and Thumbelina. Mas claro, seu trabalho mais substancial de 2002 foi o retorno ao paple do hobbit Frodo Baggins no segundo filme da trilogia Lord of the Rings, especificamente Lord of the Rings: The Two Towers. 2003 provou ser um ano igual para Wood -- depois de dois trabalhos relativamente pequenos em Spy Kids 3-D: Game Over e como primeiro assistente de diretor no filme de Sean Astin, The Long and Short of It, que serviram meramente como um bom intervalo, o jovem ator reassumiu seu papel em The Lord of the Rings: The Return of the King.

2004 também foi um ano significante, atuando ao lado de Jim Carrey e Kate Winslet, Eternal Sunshine of the Spotless Mind. Em 2005 Wood atuou em grandes filmes como Sin City em que Elijah interpreta de forma impressionante um frio serial killer que se alimenta de sua vítimas, Everything is Illuminated sobre um jovem judeu americano que viaja para o leste europeu em busca de sua origens, pelo qual foi muito elogiado. e um filme sobre torcidas de futebol violentas Green Street Hooligans.

Neste ano de 2006, Elijah atuou em Bobby, filme que revisita ao dia em que o senador Robert Kennedy foi alvejado no Ambassador Hotel em Los Angeles, que conta com a direção de Emílio Estevez, estrelado também por Anthony Hopkins, Sharon Stone, Demi Moore. Wood interpreta William, uma das 22 pessoas que estavam no hotel no dia do crime, e que está se casando com uma amiga para evitar o alistamento militar.

Wood também é o dublador do personagem central da animação Happy Feet dirigido por George Miller. A animação estreou no dia 17 de Novembro nos Estados Unidos em primeiro lugar nas bilheterias, se tornando um dos maiores sucessos de 2006.

Elijah também pode ser visto no filme coletivo Paris, je t'aime que abriu a mostra Un Certain Regard, no dia 18 de maio de 2006, durante Festival de Cannes. Wood estrela o 8ºseguimento, dirigido pelo ítalo-canadense Vincenzo Natali.

Próximos projetos

Recentemente Elijah completou as filmagens de seu novo filme, Day Zero, um drama sobre o alistamento militar, em que três amigos discutem sobre seus valores antes de se apresentarem ao exército.

Outros projetos engatilhados para o ator são: uma adaptação do livro "The Oxford Murders", em que Elijah deverá interpretar um estudante universitário que junto com seu professor (John Hurt) investiga uma série de assassinatos baseados em símbolos matemáticos, em Oxford, cujas filmagens estão agendadas para começar em Janeiro de 2007 na Inglaterra. E animação "9", versão em loga-metragem de um curta animado de mesmo nome, indicado ao Oscar 2006 na categoria Melhor curta animado. O filme animado será uma produção de Tim Burton e está previsto para estrear em 2008.

Wood também se encontra preparando para fazer o papel de Iggy Pop jovem, numa cinebiografia sobre o cantor, as filmagens estão previstas para 2007. Recentemente Wood assinou contrato para produzir uma adaptação do livro "Black Wings has my Angel".

Vida pessoal

Elijah Wood é o filho de pais divorciados, nasceu em Iowa, mas mudou-se com a família para Los Angeles em 1988 para se dedicar a carreira de ator. Seu irmão Zach (sete anos mais velho) trabalha no ramo de videogames e sua irmã Hannah (dois anos mais nova) é poetisa e fez algumas pontas em dois de seus filmes, Radio Flyer e O senhor dos anéis: As duas Torres. Seus pais, Debora e Warren Wood, se divorciaram em 1996, e seu pai (um ecologista) voltou para Iowa. Atualmente eles não se vêem muito.

Elijah cresceu na cidade de Los Angeles, porém, morou 18 meses na Nova Zelândia, para as filmagens de O Senhor dos Anéis e 6 meses na Europa, em Londres e Praga, para as filmagens de Green Street Hooligans e Uma Vida Iluminada, respectivamente. Atualmente ele vive em Venice Beach, Califórnia, mas passa muito tempo em Nova York.

Desde 2004 namora a dançarina Pamela Racine, com quem se encontrou pela primeira vez no set de Everything Is Illuminated, filme estrelado por Elijah e onde Pamela fez uma curta aparição.

Outros trabalhos

Elijah Wood é um dos maiores colecionadores de música de Hollywood e também estuda música. Em 2005 Wood fundou seu próprio selo independente com o nome de Simian Records. Em setembro de 2006 ele anuciou que sua gravadora teve o primeiro contrato assinado com a banda "The Apples in Stereo", cujo o mais recente álbum foi lançado em Março de 2007, Wood dirigiu um video clip para a banda. Outra banda que também assinou contrato com ele foi Heloise and the Savoir Faire. Wood declarou ser um grande fã dessas duas bandas, ambas independentes.

Wood também ja fez vários trabalhos como modelo e comercias publicitários. E atualmente vem investindo também na carreira de dublador, além de ter dublado dois filmes animados, ele também empresta a voz ao personagem título do novo game da série Spyro the Dragon, The Legend of the Spyro: A new begining.

Curiosidades

- Já participou de video clip da Paula Abdul e da banda Cranberries
- Wood usa um anel que ganhou de sua ex-namorada Franka Potente, nele está escrito em hebraico "se não for agora, quando?"
- É constantemente confundido com Daniel Radcliffe, da cinessérie Harry Potter. Já foi comparado também com o ator Tobey Maguire (de Homem Aranha) e o cantor britânico Jamie Cullum.
- Possui uma tatuagem (o número 9 em élfico) que simboliza a amizade com os nove integrantes da Sociedade do Anel, ou Irmandade do Anel.
- Wood é fanático por música, possui mais de 3.000 CDs, sua banda favorida é Smashing Pumpkins.
- Enquanto filmava Prova Final, descobriu que a produção de O senhor dos Anéis estava escalando atores, então ele resolveu fazer um vídeo com a ajuda do amigo cineasta Geroge Huang, e enviou para a produção. Peter Jackson declarou em entrevista que não consegue imaginar outra pessoa no mundo para interpretar o personagem Frodo, que não fosse Elijah Wood.
- A ator Liev Schreiber e também diretor de Everything is Iluminated, disse durante uma entrevista, que Elijah possui "generosidade de espírito" e uma "sincera bondade como ser humano".
- Wood fuma cigarros de cravo, que lhe "apresentou" ao vício foi seu colega de elenco em Prova Final, Josh Hartnett.
- É torcedor do West Ham United Football Club.
- É católico.
- Vive em Venice, Califórnia.
- Ficou na 4ª posição no Teen Hollywood Countdown, top 10 de jovens atores de Hollywood.
- Algumas pessoas pensam que ele é judeu, por causa de seu persongem em Everything is Illuminated.
- Durante recente entrevista ele riu dos boatos sobre sua suposta homossexualidade, boatos que ele classifica como "hilários".
- O crítico Roger Ebert, em sua resenha sobre o filme The War, chamou Elijah de "ator mais talentoso de sua idade, em toda a história de Hollywood".

Fonte: Wikipédia


«« Voltar

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...