Éder Jofre

Ex-pugilista

Nascido em 26 de março de 1936
Local: São Paulo, Brasil

Éder Jofre é um ex-pugilista brasileiro. Lutava sob as cores do São Paulo Futebol Clube. É considerado por especialistas como o maior nome do boxe brasileiro em todos os tempos. Ficou conhecido também pelo apelido "Galinho Ouro".

Biografia

Éder nasceu no bairro paulistano do Peruche, em uma família de boxeadores. O seu pai o "Kid Jofre" já havia sido um respeitável pugilista, passando assim os ensinamentos para Éder, que logo aprendeu a amar a "nobre arte".

No ano de 1953 Éder Jofre subia pela primeira vez nos ringues como amador, no torneio "Forja de Campeões", patrocinado pelo jornal A Gazeta Esportiva. Ainda na condição de amador ele disputou os jogos olimpicos de 1956 em Melbourne. Chegou aos jogos como um dos favoritos, já que estava invicto como amador até então, mas devido a aberração da organização brasileira que o fez treinar com um lutador bem maior, e que teve como consequência a quebra de seu nariz, fez com que ele lutasse sem muitas condições, tendo que respirar pela boca, culminando na derrota em sua segunda luta na competição.

Profissionalmente começou em 1957 na categoria "peso galo". No ano seguinte já era campeão brasileiro em sua categoria. Em 1960 conquistou o título sul-americano dos "galos", começando assim, a escrever o seu nome na história do boxe mundial. No mesmo ano já era campeão mundial. Éder conseguiu manter o seu título mundial até 1965, quando em um resultado contestado foi derrotado pelo japonês "Fighting" Harada. Em 1966, na revanche, outra derrota de Éder, de novo em um resultado controverso, culminando na desilusão de Éder, que abandonou o boxe.

Mas quando ninguém esperava, em em 1969 Éder voltou aos ringues, lutando na categoria "peso pena". Foram 25 vitórias, sendo uma delas em cima do gigante cubano José Legra que lhe valeu o título mundial em uma categoria superior a que ele começou; isso aconteceu em 1973. Em 1976, devido a morte dos pais e irmãos, Éder abandonou o boxe, agora de forma definitiva.

Mesmo depois de abandonar o boxe profissionalmente, Éder continuou a lutar em forma de exibição. Também tornou-se político, sendo eleito vereador por São Paulo. Atualmente, Éder dá aulas de boxe em uma academia de classe média alta de São Paulo, treinando modelos, atores, empresários e etc. Éder Jofre é vegetariano.

Cartel

78 lutas
72 vitórias
50 nocautes
4 empates
2 derrotas (os dois contestados combates contra Harada)

Conquistas

- Campeão da Forja de Campeões (amador) - 1953
- Campeão Brasileiro dos galos - 1958
- Campeão Sul-americano dos galos - 1960
- Campeão Mundial da AMB (Associação Mundial de Boxe) dos galos - 1960
- Campeão Unificado (títulos pelas federações americanas e européias) dos galos - 1962
- Campeão Mundial dos penas pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe) - 1973

Prêmios e homenagens

- Melhor "peso galo" do mundo - 1963
- Melhor "peso galo" de todos os tempos Conselho Mundial de Boxe (CMB)
- Melhor na categoria de peso na América Latina - Imprensa da República Dominicana
- Pugilistas que defenderem com sucesso o seu cinturão nos galos ganham o "Troféu Eder Jofre".
- Indicado para o "Hall da Fama" do boxe - 1992.
- Nono melhor pugilista dos últimos cinqüenta anos - Revista norte-americana "The Ring" - 2002 (Ao lado de monstros do esporte como Sugar Ray Robinson, Muhammad Ali, Julio Cesar Chavez, Sugar Ray Leonard, Roberto Duran, Carlos Monzón)

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...