Damon Albarn

Cantor britânico

Nascido em 23 de março de 1968
Local: Londres, Inglaterra

Na juventude participou das bandas Circus, Real Lives e The Aftermath. Nos anos 90 ganhou notoriedade como líder e vocalista do Blur, uma das mais importantes e emblemáticas bandas inglesas do chamado Britpop. Formado por Graham Coxon (guitarra e voz), Alex James (baixo) e Dave Rowntree (bateria) e Damon Albarn (voz e teclado), o Blur lançou sete álbuns e inúmeros hits no topo das paradas de sucesso entre eles "There's no other way", "Girls And Boys", "Song 2" e "Coffee And TV".

Com a saída de Graham Coxon, a banda está sem lançar discos desde 2003 e Damon tem se dedicado atualmente a outros projetos de sucesso comercial e/ou de crítica. O primeiro deles foi o Gorillaz, banda virtual onde os músicos são desenhos animados. O Gorillaz já lançou, desde 2000, dois discos de estúdio e contou com a participação de diversos artistas como Miho Hatori, De La Soul, Neneh Cherry e Shaun Ryder.

Em 2002, Damon lançou Mali Music, álbum gravado durante uma viagem que fez em apoio a ONG Oxfam, em 2000. O projeto contou com a participação de músicos locais e tem sua sonoridade baseada na música de Mali e no Britpop.

Seu mais recente trabalho é o The Good, the Bad and the Queen, banda que tem em sua formação, além do Damon (voz e piano), o baixista Paul Simonon (The Clash), o guitarrista Simon Tong (The Verve) e o baterista Tony Allen (Fela Kuti). O grupo lançou o disco homônimo que estreou em janeiro de 2007.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...