Charles Darwin

Cientista

Nascido em 12 de fevereiro de 1809
Local: Shrewsbury, Shropshire, Inglaterra

Morreu em 19 de abril de 1882

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.

Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir idéias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma idéia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.

Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872).

Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.

Fonte: Wikipédia


"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais (...) os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." - Charles Darwin

«« Voltar para Vegetarianos Famosos

4 comentários:

  1. Olá,sou estudante de Ciências Biológicas e já li muito à respeito de Darwin, inclusive trabalhei na exposição que veio ao Brasil sobre sua vida, American Museum of Natural History, e sei que Charles Darwin não era vegetariano, inclusive ele possuía junto com um grupo de amigos uma sociedade onde eles experimentavam os mais diversos tipos de carne animal.
    Darwin era um caçador, apesar de dedicar sua vida aos estudos sobre a evolução das espécies.
    Espero que tenha ajudado a esclarecer, pois acessei o site e vi este erro.
    Até, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Onde posso ter uma referencia maius exata a respeito do vegetarianismo de darwin, ou seja, se ele ou nao vegetariano?

    abs

    ResponderExcluir
  3. Sukhan, infelizmente eu não sei te informar.

    ResponderExcluir
  4. A informação está equivocado

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...